Segurança nos presídios do Estado é reforçada com a entrega de novos armamentos

Somente nos primeiros meses do ano já foram entregues mais de 11 mil itens de segurança.

Dando continuidade aos trabalhos de reestruturação e reaparelhamento do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen), ligado à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), novos equipamentos de segurança e de atividades administrativas foram entregues às unidades prisionais do Estado. A solenidade de entrega ocorreu na manhã desta segunda-feira, 6, na Escola Superior de Gestão do Sistema Penitenciário e Prisional (Egespen) e contou com a presença de diretores e agentes de diversas casas penais. 

 

Somente nos primeiros meses do ano já foram entregues mais de 11 mil itens de segurança para garantir um bom funcionamento do sistema e equipamentos administrativos. O trabalho de reaparelhamento do Sistema Penitenciário visa fomentar a segurança dentro dos estabelecimentos prisionais, além de melhorar a qualidade da prestação de serviço nas unidades penais de todas as regiões do Estado.

 

Novos equipamentos

 

O recebimento de novos materiais visa suprir necessidades de cada unidade, sejam elas de segurança ou administrativas, dessa forma, foram entregues 172 pistolas, 10 fuzis e 219 computadores, além de armários e mesas. A aquisição dos equipamentos se deu a partir de recursos do Fundo Penitenciário Federal, que foram incorporados no Fundo Estadual e dimensionados para a aquisição cada item.

 

Para o Superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes de Sousa Alves, os equipamentos irão reforçar a segurança das unidades e qualificar o trabalho realizado nas casas penais. “Esse armamento faz parte do reaparelhamento do Sistema Penitenciário do Estado, que está sendo feito a partir do Fundo Penitenciário Nacional, isso vem em boa hora, pois será possível reforçar as unidades e dar mais qualidade ao trabalho dos agentes de execução penal e, dessa forma, prestar um serviço melhor para sociedade”, garantiu.

 

O Gerente de Administração e Operações do Sistema Penitenciário e Prisional, Bionor Vaz Texeira, explicou que todos equipamentos estão prontos para entrega. “Os equipamentos são novos, foram patrimoniados e estão aptos para serem entregues, todas as unidades serão beneficiadas e com isso será possível solucionar alguns gargalos existentes, principalmente em relação a questões administrativas,” ressaltou.

 

A Diretora da Unidade Prisional Feminina de Palmas (UPF), Cátia Machado Carneira, comemorou a aquisição de novos equipamentos de segurança. “A questão dos armamentos é importante para que os servidores se sintam seguros ao fazer qualquer tipo de movimentação e para poder ter um apoio maior em relação a transportes dos reeducandos”, afirmou.

 

O Chefe da Unidade Prisional da Cadeia Pública de Cristalândia, Felipe Melo da Silva, contou que a chegada de novos materiais administrativos é uma oportunidade de desenvolver um melhor trabalho no município em que atua. “A chegada desses equipamentos vai trazer para unidade uma melhor desenvoltura nos processos administrativos, pois por muito tempo não tínhamos computadores de qualidade, mas com a nova gestão trazendo esses equipamentos nós poderemos desenvolver um melhor trabalho administrativo e operacional”, relatou.

Comentários (0)