Sem tradicional desfile cívico, escolas do Estado realizam atividades internas

Estudantes de escolas da rede estadual participam de momentos cívicos alusivos à independência do Brasil. Neste 7 de Setembro não haverá o tradicional desfile cívico

Alunos realizam atividades cívicas
Descrição: Alunos realizam atividades cívicas Crédito: Foto: Divulgação

Todos os anos o 7 de Setembro reúne civis e militares em desfiles e momentos cívicos em todo o país, para lembrar a independência do Brasil e o respeito à pátria. No Tocantins, escolas da rede estadual participam ativamente desse momento com seus pelotões marchando ao som das fanfarras e bandas, em lembrança à clássica cena de Dom Pedro I, às margens do riacho Ipiranga em 1822.

 

Na capital, mesmo sem a realização do desfile cívico, unidades escolares organizaram momentos de lembrança à data. Entre desfiles internos, coreografias, declamação de poesia e jogral, estudantes celebram a independência brasileira e revivem um amor à pátria às vezes deixado de lado.

 

A Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, no Jardim Taquari, foi uma das unidades educacionais que realizou evento alusivo ao 7 de Setembro. Na escola, os alunos que participam da fanfarra se apresentaram aos convidados com cadências e coreografias, antes da execução do Hino Nacional Brasileiro e da apresentação das bandeiras do Brasil, do Tocantins e de Palmas.

 

Para a diretora Rosa Maria Maciel da Silva, o evento teve como objetivo manter vivo nos estudantes o espírito da independência brasileira e do amor à pátria. De acordo com ela, a interação entre alunos e professores foi o ponto alto das apresentações na escola. “Momentos como esse são importantes para que os alunos não percam esse entusiasmo pela pátria. É muito bom ver a participação dos nossos estudantes”, destacou.

 

Do ponto de vista de quem se apresenta, as celebrações do 7 de setembro lembram a relevância do respeito ao País e aos brasileiros. “É muito importante representar a nossa escola e a nossa cidade. Nós nos preparamos muito para essa apresentação”, frisou a estudante Jeiciane Oliveira da Silva, que se apresentou com fitas à frente da fanfarra.

 

Com seu bumbo, Ramilton Pereira marca o ritmo das cadências apresentadas pela fanfarra da Escola Maria dos Reis. Segundo o estudante da 2ª série do ensino médio, o objetivo de momentos como o apresentado na escola é não deixar se perder o espírito cívico e patriótico. “Não devemos esquecer a nossa História, a nossa independência. Por isso é muito importante representar a nossa escola”, disse.

 

Araguaína

Na maior cidade do interior do Estado, as comemorações da Semana da Pátria tiveram início no dia 1º de setembro com apresentações das escolas das redes Estadual e Municipal, na Praça das Bandeiras. Durante todos os dias as escolas realizam atividades artísticas ligadas ao patriotismo e aos símbolos nacionais.

 

O ponto alto da semana será com o desfile cívico que este ano acontece na rua 2 de Julho, com concentração na Praça das Bandeiras em sentido Parque Cimba. Três escolas estaduais irão participar do desfile esse ano: Escola Estadual Jorge Amado, com 84 alunos; Colégio de Aplicação de Araguaína, com 80 alunos e o Colégio da Polícia Militar (CPM) de Araguaína, com 500 alunos.

 

(Com informações de Fabiola Lima)

Comentários (0)