Semarh disponibilizará oito projetos sustentáveis a produtores rurais na Agrotins

Dentre os projetos que estarão no estande da Semarh, está o curral ecológico feito com a rodagem de pneus usados, que substituem as pranchas de madeira

Semarh apresentará curral ecológico na Agrotins
Descrição: Semarh apresentará curral ecológico na Agrotins Crédito: Divulgação

Durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins - Agrotins 2017 a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) levará ao evento oito projetos sustentáveis que tem o objetivo de disseminar as boas práticas sustentáveis para os pequenos produtores rurais.

 

Um dos projetos será o curral ecológico feito com a rodagem de pneus usados, que substituem as pranchas de madeira. Segundo o técnico Ricardo Mendes, da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável, os benefícios para o produtor são o baixo custo de construção e a facilidade de encontrar a matéria-prima. “Outra vantagem é o bem-estar do animal, pois as pranchas de pneu amortecem o impacto e isso evita o estresse”, explica. Já para o meio ambiente, as vantagens são significativas devido ao baixo impacto, de acordo com o técnico. “Ao usar os pneus retiramos possíveis criadouros para o mosquito aedes aegypti, causador de doenças como zica, chikungunya e a dengue. Outro dano é que a permanência de pneus na natureza pode causar contaminações, poisa sua decomposição leva em torno de 600 anos”, destaca Ricardo.

 

Na edição da Agrotins de 2016, a Semarh também apresentou projetos sustentáveis que foram incrementados para este ano. “Todas as ações podem ser facilmente adotadas pelo produtor rural, como o sistema de aproveitamento de água da chuva e a composteira doméstica”, apontou o técnico. A intenção, conforme explica Ricardo, é de apresentar possibilidades que atendam as questões ambientais, sociais e econômicas. “Para montar qualquer um dos projetos sustentáveis o investimento é de baixo custo, pois o material utilizado teria como destino certo o lixo”, pontua.

 

Protótipos Sustentáveis            

                                

Minicisterna: A ideia é que a população tenha algum sistema correto de aproveitamento da água de chuva em suas casas.

 

Filetador de garrafa Pet: O filetador é uma opção simples e econômica para as pessoas iniciarem alguma atividade usando fitas de garrafa pet.

 

Vaso freático de pneu: O diferencial desse projeto é o sistema de irrigação feito por baixo do vaso, imitando o lençol freático. Assim o consumo de água será controlado por cada planta.

 

Carneiro hidráulico: A principal vantagem é o custo baixo para investimentos e quase nulo de operação. É utilizado principalmente para irrigação na agricultura.

 

Armadilha caseira pega-mosca: Armadilha simples e tem sido cada vez mais usada no combate a moscas das frutas. Parece apenas uma garrafa plástica pendurada em uma árvore, mas a armadilha tem se mostrado eficiente no controle da praga.

 

Composteira doméstica: Utilizada há muitos anos no meio rural pela agricultura familiar, a compostagem com minhocas (vermicompostagem) é uma forma de lidar com o material orgânico de forma sustentável recebe diversos nomes, como compostagem doméstica, caseira, residencial, e é indicada como uma possível solução para a problemática dos resíduos sólidos.

 

Comentários (0)