Seminário promovido pelo Sebrae apresenta potencialidade turistica e surpreende

Seminário “Sudeste do Tocantins mostra sua cara” apresentou belezas naturais das cidades de Almas, Rio da Conceição, Peixe, Natividade e Dianópolis, cujos atrativos turísticos encantaram participantes

Seminário promove turismo
Descrição: Seminário promove turismo Crédito: Foto: Divulgação

Um roteiro turístico pronto para receber muitos visitantes e gerar negócios para os pequenos empreendedores da região. O seminário, carinhosamente denominado “O Sudeste do Tocantins mostra sua cara” apresentou as belezas naturais das cidades de Almas, Rio da Conceição, Peixe, Natividade e Dianópolis, cujos atrativos turísticos encantaram os participantes, mostrando assim uma realidade que pode transformar aquela região.

 

Realizado na última quinta e sexta-feira, o evento contou com a participação de autoridades como a vice-governadora, Cláudia Lélis, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Manuel Pires, prefeitos, deputados e conselheiros do Sebrae.

 

Para o superintendente do Sebrae, Omar Hennemann, é fundamental que as pessoas conheçam as potencialidades turísticas do Tocantins e percebam que não se restringem às belezas da região do Jalapão. “Queremos mostrar essa região [Sudeste] para receber turistas de todos os lugares e assim encantar mais pessoas como eu fui encantado ao visitar esses lugares”, afirmou Hennemann, que estava acompanhado do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Pedro Ferreira, durante a abertura do evento.

 

“O Sudeste do Tocantins mostra sua cara” apresentou as belezas naturais, como cachoeiras e cânions, a gastronomia e a cultura dos municípios. “O Sudeste era visto como o corredor da miséria. As pessoas viam as nossas belezas, mas não as percebiam. Com esse trabalho desenvolvido pelo Sebrae, há quase três anos, trouxe uma expectativa nova”, avaliou Cirene Coelho, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Natividade. Ela conta que sua filha está concluindo a faculdade e quer voltar para Natividade para trabalhar com turismo.

 

Para Cirene Coelho, o encontro foi de extrema importância e colocou a região em um novo momento. “Estamos acreditando em nós. A região de Serras Gerais acredita que tem potencial para alcançar o mundo. Nós já saímos do nível de “potencial” e hoje já temos o produto pronto para ser vendido, assim gerando renda, qualidade de vida para as comunidades”, acrescentou.

 

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história de transformação em destaques turísticos dos municípios de Nobres (MT) e Bonito (MS). Antonio Constantino da Silva Filho, empresário e mentor estratégico de desenvolvimento de Nobres (MT), falou sobre "O turismo como indutor na melhoria das cidades". E o especialista em ecoturismo e diretor de Turismo da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Rogério Pereira Alves, contou como a cidade se tornou um dos destinos turísticos mais famosos do mundo. Ainda, segundo Omar Hennemann, “o que chamou a atenção dos participantes foi a semelhança do que tem em Bonito/MS e Nobres/MT com o que tem em atrativos na região sudeste. Mostra que nós estamos no caminho certo e que é possível sim sermos uma referência no Turismo de Aventura.” 

 

Cultura

O “Sudeste do Tocantins mostra sua cara” teve ainda a entrega dos Planos Municipais de Turismo aos novos gestores e apresentações culturais marcantes como o show do tocantinense de Aurora,  Juraíldes da Cruz, e a apresentação da Folia de Divino e grupos de danças folclóricas dos municípios do Sudeste.

 

Nova Edição

Atendendo a pedidos dos novos gestores públicos, dos Conselhos Municipais de Turismo, das Agências de Turismo da região, o Sebrae irá realizar um seminário com o mesmo formato, previsto para acontecer no início de 2017 em um dos municípios contemplados no projeto. 

Comentários (0)