SENAR atende mais de 150 pessoas no Programa Saúde da Mulher e do Homem Rural em Pium

A secretária de saúde do município de Pium, Neila Oliveira Barros, agradeceu a parceria com o SENAR e seus cuidados com homem do campo

Atendimento em Pium
Descrição: Atendimento em Pium Crédito: Divulgação

Criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/TO), para promover a saúde das famílias rurais em comunidades carentes, o programa Saúde da mulher e do homem Rural tem conseguido alcançar marcas importantes de atendimento. Neste final de semana, o SENAR realizou durante todo o dia palestras e exames preventivos no Assentamento Café da Roça no município de Pium em parceria com a prefeitura e secretaria municipal de saúde para mais de 150 trabalhadores rurais.

 

O câncer do colo do útero é o terceiro mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres pela doença no Brasil. Já o câncer de próstata é o segundo mais comum tipo de câncer entre os homens brasileiros. Em geral, a doença se manifesta de maneira lenta e pode não apresentar sintomas, por isso, quanto mais cedo for detectada e tratada, há mais chances de cura.

 

Dessa forma, o Programa trabalha com ações de conscientização, atendimentos, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero e de próstata em comunidades carentes e rurais. Os resultados dos exames são divulgados à comunidade atendida em aproximadamente 30 dias. As pessoas atendidas e que tenham apresentado suspeita da doença são encaminhadas aos órgãos de assistência para tratamento específico.

 

A secretária de saúde do município de Pium, Neila Oliveira Barros, agradeceu a parceria com o SENAR e seus cuidados com homem do campo, “É emocionante e gratificante ver a alegria estampada no rosto de cada um. ” Concluiu.

 

O presidente do sistema FAT/SENAR, Paulo Carneiro reafirmou que o objetivo principal desta ação é estimular os cuidados com a prevenção de doenças nas famílias rurais." A nossa preocupação é reduzir o número de vítimas do câncer, por isso é preciso chamar a atenção para o diagnóstico precoce da doença e incentivar a cada dia a prevenção" comentou o presidente.

Comentários (0)