Servidores de TI do Estado apontam falta de estrutura, pessoal e investimento na área

Servidores da área de Tecnologia da Informação defendem a criação de uma pasta única para a área no Estado.

Para servidores de TI, órgão próprio seria solução no Estado
Descrição: Para servidores de TI, órgão próprio seria solução no Estado Crédito: Divulgação

Servidores de Tecnologia da Informação (TI) do Estado emitiram uma nota nesta segunda-feira, 10, sobre a real situação da área no Executivo, além de cobranças da categoria para que não se repita em outras pastas o que ocorreu na Educação. Os servidores em TI relatam que falta pessoal, estrutura para trabalhar e investimentos na área. 


Segundo a  Associação de Servidores Públicos de Tecnologia da Informação (ASTIC/TO) são diversas as dificuldades enfrentadas no cotidiano e o pessoal de TI é mal aproveitado. Para a ASTIC a solução é criar um órgão de TI para pensar a tecnologia do Estado do Tocantins. 

 

Confira a nota na íntegra

 

Preocupada com os últimos acontecimentos, a Associação de Servidores Públicos de Tecnologia da Informação – ASTIC/TO, diante das ultimas noticias sobre os problemas no banco de dados do Sistema Escolar da SEDUC, com perda de dados de praticamente 6 meses, faz alerta para a situação da TI no Estado. 


Nossa intenção é mostrar que o Estado tem profissionais empenhados em suas funções, mas sem estrutura ou investimentos para melhoria e continuidade dos serviços.
O que aconteceu na SEDUC foi falta de investimentos em segurança, replicação de dados, sistema de backup e datacenter de qualidade. Isso é claro para todos. Mas o que alertamos é que não é só a SEDUC que passa por essa situação. Vários outros órgãos já passaram por isso, e muitos ainda podem passar. Ataques virtuais, vírus, equipamentos queimados, acontecem com frequência, mas são resolvidos pelos servidores de Tecnologia com impacto menor para a sociedade.  


Atualmente cada secretaria pensa e cuida da sua TI, fazendo muitas vezes um retrabalho em serviços que já foram realizados em outras secretarias, nesse formato, os profissionais são mal aproveitados e o planejamento foca apenas em uma secretária. 


Outro problema é o quadro de servidores, segundo a SECAD, na área de tecnologia, contando concursados, somos apenas 13 Analistas de Suporte Técnico (Redes, Servidores, Suporte especializado), 159 Analistas em Tecnologia da Informação (Analise, desenvolvimento, testes, treinamento, implantação, planejamento, projetos, etc) e 65 Técnicos em Informática (suporte ao usuário, manutenção, etc). Esse quadro além de ser pouco, tem áreas amplas que dificultam o planejamento, a organização e a distribuição de tarefas. Quantos desenvolvedores de sistemas? Quantos Analistas em Banco de dados? Essas informações só perguntando diretamente para o servidor.
A solução para muitos dos problemas é criar um órgão de tecnologia, para focar recursos, estruturar, padronizar e inovar o ambiente tecnológico. É importante que esse projeto seja discutido com a classe, que entende a situação do Estado e está a tempos suportando a estrutura existente.


Astic/TO apoia projetos inovadores e que visam a melhoria na área tecnológica do Estado. Os servidores de TI sabem das dificuldades em manter estruturas obsoletas e sem o devido investimento. Que em 2019 nosso Governo faça investimentos na área tecnologia, valorize os servidores de TIC e crie um ambiente de tecnologia favorável para nosso Tocantins. A Associação se coloca a disposição para debates sobre o setor.
 

Comentários (0)