Servidores do Procon, Ruraltins e Adapec sofrem com falta de climatizadores

Sindicato enviou ofício a Secretaria da Cidadania e Justiça alertando sobre os problemas em unidades estaduais. Com a falta de climatizadores, servidores estariam passando mal com o calor

Servidores cobram climatização em prédio do Procon
Descrição: Servidores cobram climatização em prédio do Procon Crédito: Divulgação

O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) enviou, no fim do mês de abril, ofício à secretária da Cidadania e Justiça (Seciju-TO),  Gleidy Braga,  sobre a falta de ar condicionado e climatizadores na Regional de Atendimento do PROCON de Gurupi.  O sindicato declara que até o momento não recebeu resposta da pasta. Os problemas relatados no Procon de Gurupi também estão sendo encontrados na Adapec de São Valério e Araguaçu e na Ruraltins, de Alvorada de acordo com o sindicato.

 

O documento enviado à Seciju foi motivado por reclamações dos próprios servidores sindicalizados. Em visita a Regional da cidade, a diretoria do SISEPE-TO constatou que os climatizadores de ar instalados não atendem a demanda, deixando o ambiente quente e extremamente abafado.

 

“Temos, inclusive, relatos de servidores passando mal e sendo cobrados e criticados pelo público em geral em razão do clima desagradável. O meio ambiente laboral dos servidores apresenta climatização insuportável, agravada pelas altas temperaturas enfrentadas no Tocantins, tornando-se inviável e desumano obrigar as pessoas a trabalhar dentro de salas fechadas sem a utilização de eficientes refrigeradores de ar”, diz o ofício.

 

Por meio do documento, o SISEPE-TO solicitava uma resposta do governo estadual, tanto através da manutenção imediata dos aparelhos ou substituição dos mesmos ou a transferência dos servidores da Regional de Atendimento do Procon de Gurupi para um prédio com climatização adequada.

 

São Valério


Também na região Sul do Tocantins, na cidade de São Valério da Natividade, a diretoria constatou problemas com climatizadores de ar na Regional de Atendimento da Adapec.

 

Segundo depoimentos dos servidores os aparelhos instalados no órgão não são suficientes para amenizar o calor do ambiente. Um ofício enviado ao presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins, Humberto Camelo, solicita a troca dos equipamentos ou a mudança dos funcionários para outro local de trabalho.

 

Outra reivindicação dos servidores do órgão e que consta no ofício é a lotação imediata de um servidor específico para a realização das tarefas diárias de limpeza no prédio da Adapec. Atualmente este serviço está sendo feito pelos próprios servidores da Agência que se revezam nos cuidados de higienização e limpeza, atribuições de responsabilidade de um auxiliar de serviços gerais. O documento estabelece o prazo de dez dias para resposta por parte da Adapec. O ofício tem data do dia 15 de maio.

 

Araguaçu

A ausência de um funcionário para realizar os serviços de higienização também se repete na regional da Adapec na cidade de Araguaçu. A diretoria regional do SISEPE-TO também enviou oficiou ao órgão e solicitou uma solução para o problema que deverá ser apresentada no prazo máximo de vinte dias. O prazo se deu início também no dia 15 deste mês.

 

Alvorada

Este mesmo problema tem ocorrido também na cidade Alvorada, porém no escritório local da unidade do Ruraltins. No município, os servidores lotados no órgão reclamaram para a diretoria do SISEPE-TO sobre a falta de um servidor específico para o cargo de auxiliar de serviços gerais.

 

Com o objetivo de resolver o problema, o Sindicato oficiou o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Pedro Dias, requerendo um servidor para a realização da limpeza e manutenção diária do prédio no prazo de dez dias a contar do dia 15 de maio.

 

Estado responde

Em nota, o Superintendente do Procon-TO, Nelito Cavalcante, informou que esteve na manhã desta quarta-feira, 17, no Núcleo Regional de Gurupi para verificar in loco as condições de trabalho da equipe. Ele constatou que existem vários problemas que comprometem o desempenho dos funcionários, mas destacou como o principal a falta de ar-condicionado. “De imediato, mandamos alugar climatizadores para amenizar o calor e já montamos o processo para aquisição de novos aparelhos de ar-condicionado e encaminhamos para à Secretaria de Cidadania e Defesa Social, a qual estamos subordinados, para que proceda a compra do equipamento”, informou o presidente.

 

Ele acrescentou que o mesmo problema está passando outros núcleos, como o de Araguaína, e por isso está pessoalmente indo a cada um deles para ouvir dos funcionários como estão as condições de trabalho e então buscar a solução junto à Secretaria.

 

Sobre as afirmações do Sisepe sobre a falta de ar condicionado em São Valério e Araguaçu, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), esclareceu que: “40 aparelhos de ares-condicionados já foram licitados. O processo para compra dos aparelhos iniciou-se em 2016, a empresa que venceu a licitação tem até o final de junho para entregar todo o material. Embora, não haja nenhuma solicitação oficial dos municípios citados, a intenção é atender todas as demandas, conforme o cronograma de solicitações feitas pelas Delegacias Regionais à Sede”.

 

O Ruraltins também informou que “a Unidade Central do órgão em Palmas não foi informada da demanda, pois consta em nosso sistema de patrimônio dois equipamentos de ar condicionado no escritório de Alvorada. Desta forma, ao tomar conhecimento do problema, o Ruraltins, tão logo possível, enviará uma equipe para realizar a manutenção ou substituição dos equipamentos”.

 

(Com informações da Ascom Sisepe)

 

Comentários (0)