Servidores iniciam meio expediente nesta 2ª e novo horário mexe com o comércio

Órgãos do Estado passam a funcionar em meio expediente a partir desta segunda-feira e novo horário traz reflexos ao comércio da Capital. Acipa acredita que maior impacto será aos restaurantes

Com mundança, Acipa prevê reflexos no comércio
Descrição: Com mundança, Acipa prevê reflexos no comércio Crédito: Google Maps

A partir desta segunda-feira, 21, os servidores públicos passam a trabalhar das 12h30 às 18h30 nos órgãos do Estado. Essa foi uma das medidas adotadas pelo governo para a contenção de gastos da máquina pública. O novo horário será mantido até abril de 2017 e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Palmas (Acipa), Kariello Sousa Coelho (foto), falou ao Portal T1 Notícias como essa mudança pode afetar o comércio na Capital.

 

O maior impacto, segundo Coelho, será no setor de comércio de alimentos, já que, a maioria dos funcionários públicos tinha o hábito de almoçar em restaurantes no centro de Palmas. “O setor comercial mais afetado é o de alimentações, onde o fluxo cai consideravelmente em virtude da mudança de hábitos dos servidores envolvidos”, afirmou o presidente da Acipa. 

 

Conforme explicou Coelho, o comércio seria beneficiado, caso, ao contrário de trabalhar no período da tarde, os servidores entrassem pela manhã nos órgãos. “O setor comercial poderia ter um fluxo maior, se iniciassem as atividades as 7h30 e encerrassem as 13h30. Dessa forma, o setor de alimentos não sofreria tanto como em outras épocas que essas medidas foram adotadas. Os servidores poderiam ir almoçar, fazer suas atividades bancárias e consequentemente, frequentar o comércio, o que poderia gerar fluxo e posteriormente negócios”, ressaltou.

 

Sobre as demissões realizadas pelo governo, o presidente da Acipa disse que o número foi menor do que esperado e que para ele, o Governo estaria usando esse expediente para equilibrar as contas públicas.


 

Final de ano

Segundo Coelho, as expectativas para as vendas de final de ano, considerando o cenário econômico atual, não é muito positiva, mas os empresários, junto com a prefeitura de Palmas, estão buscando alternativas para aquecer o comércio. “Depois de muitos anos, nunca foi tão baixa a contratação de colaboradores temporários e por este motivo, a busca é pelo menos equiparar as vendas de 2015”, sugeriu Coelho.

 

“As campanhas do Feirão Seu Nome Limpo e agora o Natalzão CDL e ACIPA, são no intuito de aquecer as vendas, juntamente com a decoração natalina elaborada pela Prefeitura, prometem melhorar as perspectivas para este fim de ano”, acredita o presidente.

Comentários (0)