SES informa primeiro caso de varíola dos macacos no Tocantins

O paciente tem 32 anos, morador da região do Bico do Papagaio, com histórico de viagem para São Paulo. Ao perceber os primeiros sintomas, manteve-se em isolamento domiciliar e assim segue

Foto: Divulgação
Descrição: Foto: Divulgação Crédito: Divulgação

Em nota encaminhada à imprensa, a Secretaria de Estado da Saúde  (SES-TO) informou que nesta segunda-feira, 25, foi confirmado o primeiro caso de contaminação pelo vírus Monkeypox (Varíola dos Macacos) no Tocantins.

 

"O paciente do sexo masculino, 32 anos, morador da região do Bico do Papagaio, com histórico de viagem para São Paulo, ao perceber os primeiros sintomas manteve-se em isolamento domiciliar e assim segue, com acompanhamento pela SES, através da Área Técnica de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites Virais e equipes de saúde do seu município", explicou a Secretaria. 

 

A SES destacou que as equipes estão fazendo monitoramento das pessoas que tiveram contato com o paciente e até o momento não há registros de sintomas. 

 

"Diante do ocorrido, a SES-TO enfatiza a importância da adoção de todas as medidas de prevenção como higienização das mãos e uso de equipamentos de proteção individual (óculos de proteção ou protetor facial, avental, máscara N95/PFF2 ou equivalente, luvas de procedimentos)", reforçou a pasta. 

 

A SES disse que já encaminhou, para os 139 municípios tocantinenses,  notas técnicas de alerta e informativa a respeito dos sintomas e cuidados para prevenção contra a doença. "Além disso, a pasta está em fase de finalização do Plano Estadual de Contingência da Monkeypox, que deverá ser enviado aos municípios ainda esta semana", concluiu. 

 

Confira a nota na íntegra: 

 

Nota

 

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) informa que nesta segunda-feira, 25 de julho de 2022, foi confirmado o primeiro caso de contaminação pelo vírus Monkeypox (Varíola do Macaco), no Tocantins.

 

O paciente do sexo masculino, 32 anos, morador da região do Bico do Papagaio, com histórico de viagem para São Paulo, ao perceber os primeiros sintomas manteve-se em isolamento domiciliar e assim segue, com acompanhamento pela SES-TO, através da Área Técnica de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites Virais e equipes de saúde do seu município.

 

A SES-TO destaca que as equipes estão fazendo monitoramento das pessoas que tiveram contato com o paciente e até o momento não há registros de sintomas. 

 

Diante do ocorrido, a SES-TO enfatiza a importância da adoção de todas as medidas de prevenção como higienização das mãos e uso de equipamentos de proteção individual (óculos de proteção ou protetor facial, avental, máscara N95/PFF2 ou equivalente, luvas de procedimentos).

 

A SES-TO pontua que já encaminhou para os 139 municípios tocantinenses Notas Técnicas de Alerta e Informativa a respeito dos sintomas e cuidados para prevenção contra a doença. Além disso, a Pasta está em fase de finalização do Plano Estadual de Contingência da Monkeypox, que deverá ser enviado aos municípios ainda esta semana. 

 

Palmas, 25 de julho de 2022

Secretaria de Estado da Saúde

 

Comentários (0)