SES investiga mais quatro casos da varíola dos macacos no Tocantins

De acordo com a SES, o Tocantins tem um caso suspeito, em Colinas, aguardando resultados de exames. Os outros quatro são investigados em Palmas, Porto Nacional, Lagoa do Tocantins e Gurupi

Imagem ilustrativa/Foto: Nielcem Fernandes
Descrição: Imagem ilustrativa/Foto: Nielcem Fernandes Crédito: Nielcem Fernandes

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informou nesta terça-feira, 02, que o Tocantins possui um caso suspeito da Monkeypox (varíola dos macacos) aguardando resultado de exames (Colinas) e mais quatro casos em investigação nos municípios de Palmas, Porto Nacional, Lagoa do Tocantins e Gurupi. O primeiro caso da doença no Estado foi confirmado no último dia 26 de julho. 

 

"A SES-TO destaca que a equipe de Vigilância em Saúde do Estado, está trabalhando com as equipes dos referidos municípios, para levantamento das informações relacionadas aos pacientes, bem como os possíveis contatos, a fim de conter a proliferação da doença", disse a Secretaria. 

 

A SES destacou, ainda, que a população deve ficar atenta aos sintomas e procurar a Unidade Básica de Saúde, de sua referência, conforme orientações do Plano de Contingência para Monkeypox do Tocantins, disponível para consulta em seu site oficial e que foi enviado para os 139 municípios tocantinenses, na segunda-feira, 1º de agosto.


O plano traz a definição da doença, sinais, sintomas, orientações para assistência, unidades de referência, orientações para coleta, transporte e armazenamento de amostras biológicas e fluxos laboratoriais.

 

Confira a nota na íntegra: 

 

Nota

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que o Estado do Tocantins, possui até o momento um caso confirmado de Monkeypox (Nazaré), um caso suspeito, aguardando resultado de exames (Colinas) e mais quatro casos em investigação, nos municípios de Palmas, Porto Nacional, Lagoa do Tocantins e Gurupi.

 

A SES-TO destaca que a equipe de Vigilância em Saúde do Estado, está trabalhando com as equipes dos referidos municípios, para levantamento das informações relacionadas aos pacientes, bem como os possíveis contatos, a fim de conter a proliferação da doença.

 

A SES-TO enfatiza que a população deve ficar atenta aos sintomas e procurar a Unidade Básica de Saúde, de sua referência, conforme orientações do Plano de Contingência para Monkeypox do Tocantins, disponível para consulta em seu site oficial (https://www.to.gov.br/saude/monkeypox/3b4qwneowreg) e que foi enviado para os 139 municípios tocantinenses, na segunda-feira, 1º de agosto.


O plano traz a definição da doença, sinais, sintomas, orientações para assistência, unidades de referência, orientações para coleta, transporte e armazenamento de amostras biológicas e fluxos laboratoriais.

 

Palmas, 02 de agosto de 2022

Secretaria de Estado da Saúde

 

Comentários (0)