Sesau abre investigação para apurar morte de bebê após queda de energia em hospital

Com pneumonia, o bebê respirava com ajuda de aparelhos, que pararam de funcionar durante queda de energia, até a inicialização de gerador; Sesau informou que gerador encontra-se com manutenção regular

Corpo do bebê foi enterrado nesta quinta-feira, em Araguacema
Descrição: Corpo do bebê foi enterrado nesta quinta-feira, em Araguacema Crédito: Arquivo Pessoal

O corpo do bebê João Marques de Sá, de 10 meses, foi enterrado na noite desta quinta-feira, 5, em Araguacema. A criança estava entubada, com ventilação mecânica, e morreu na quarta-feira, 4, após uma queda de energia ocorrida no Hospital Infantil de Palmas. Em nota enviada ao T1 Notícias na manhã desta sexta-feira, 6, a Secretaria Estadual de Saúde lamentou o ocorrido e informou que o gerador da unidade é acionado automaticamente quando ocorre queda de energia e encontra-se com sua manutenção regular realizada a cada três meses. A secretaria determinou ainda uma rigorosa apuração do ocorrido.

 

O bebê estava internado na unidade com pneumonia e respirava com ajuda de aparelhos. Segundo os pais, após a queda de energia o aparelho de ventilação mecânica teria falhado. O gerador que fica no Hospital não funcionou automaticamente e os médicos teriam tentado improvisar com uma extensão, mas não deu certo. Sem receber oxigênio pelo aparelho, a criança não resistiu. 

 

Um trecho do laudo do Serviço de Verificação de Óbito relatou que o bebê estava entubado com ventilação mecânica, faltou energia e o respirador não funcionou, então, foi tentado cateter nasal, sem êxito. Na certidão de óbito, o médico do Instituto Médico Legal atestou a morte do bebê por problemas respiratórios.

 

Nota da Secretaria de Saúde

Conforma a Sesau, “as frequentes quedas de energia, na tarde de quarta-feira, 04, causaram transtornos ao Hospital Infantil de Palmas gerido pela Secretaria de Estado da Saúde, mesmo a unidade sendo abastecida por um gerador. Lamentavelmente no decorrer desse episódio o menor J. M. de S. veio a óbito”.

 

Ainda segundo a pasta, “a unidade hospitalar encaminhou o corpo para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que posteriormente o encaminhou ao Instituto Médico Legal (IML)”.

 

A Secretaria destacou ainda que está acompanhado o caso com as autoridades competentes e determinou a abertura de rigorosa sindicância para apuração transparente dos fatos. “A SES também coloca-se à disposição da família para prestar a assistência necessária”.

 

Ainda sobre o gerador, a equipe de engenharia do Hospital Infantil de Palmas informou que “o equipamento gerador da unidade tem capacidade para atender a demanda, é acionado automaticamente quando ocorre queda de energia e encontra-se com sua manutenção regular realizada a cada três meses, cumprido com o zelo de testes a cada dois dias para verificar o bom funcionamento da bateria”.

Comentários (0)