Sesau investiga denúncias de falsificação de AIHs em hospital de Alvorada

Autorizações de Internações Hospitalares estariam sendo fraudadas e a parte que caberia aos médicos não seria repassada. Médico fala em perseguição após denúncias

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau)  está investigando denúncias de fraudes com recursos repassados através do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio das Autorizações de Internações Hospitalares (AIHs). De acordo com as denúncias feitas por médicos do Hospital Regional de Alvorada, as AIHs estavam sendo fraudadas e a parte do recurso que cabe aos profissionais não era repassado.

 

O médico cardiologista Gilmário Cordeiro denunciou ao Portal T1 Notícias que as irregularidades provocaram indignação dos profissionais que procuraram a Secretaria da Saúde para denunciar o caso. De acordo com ele, a secretária Vanda Paiva esteve no hospital e se reuniu com os profissionais. “Depois da reunião que denunciamos as fraudes, nove funcionários que fizeram as denúncias e quatro médicos foram transferidos”, denunciou.

 

O médico afirmou que todas as pessoas que assumiram as denúncias passaram a sofrer perseguições por parte do diretor técnico do hospital, Carlos Augusto Valona. “A transferência destes profissionais coloca em risco até o atendimento aos pacientes. Hoje existem equipamentos no hospital que não estão sendo utilizados porque a direção não tem interesse”, denunciou.

 

Gilmário ainda afirmou que espera que providências sejam tomadas pela Sesau para sanar os problemas. “Vou procurar o Ministério Público e denunciar as irregularidades”, disse o médico.

 

Sesau investiga

Procurada pelo Portal T1 Notícias, a direção do hospital disse que não ia se manifestar. Ao T1, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou a existência de uma investigação para apurar desvios de equipamentos, falsificação de AIHs e também falsificação de atestados médicos, dentre outras coisas. Até agora, de acordo com a Sesau, nenhum funcionário foi afastado.

 

Confira a íntegra da nota:

 

NOTA


Sobre o Hospital Regional Público de Alvorada a Sesau – Secretaria de Estado da Saúde informa que está apurando todas as denúncias recebidas, que incluem desvio de recursos do Sus – Sistema Único de Saúde, desvio de equipamentos, falsificação de AIH’s – Autorização de Internação Hospitalar, falsificação de atestados médicos dentre outras.

A Secretaria informa ainda, que  mantêm desde o dia 1º de fevereiro, um Diretor Interino na Unidade que será responsável em conjunto com a Sesau de apurar todas as situações denunciadas. Até o momento nenhum funcionário foi afastado.

 

Comentários (0)