Sesau orienta municípios sobre como detectar e controlar a meningite

Embora o surto da doença tenha sido controlado na região Sul do Maranhão, o Tocantins mantém alerta nas cidades de fronteira.

Hábitos de higiene podem evitar doença
Descrição: Hábitos de higiene podem evitar doença Crédito: web

Diante do surto de meningite na região de Balsas (MA), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza uma ação concentrada em Araguaína e nos municípios tocantinenses que fazem divisa com a região, para fortalecer as ações de prevenção à meningite na população.

 

A ação acontece naquela região por considerá-la uma área de risco. Em reconhecimento que ela não é a única possível porta de entrada de casos no Tocantins, a Sesau está reforçando o alerta para todos os municípios do Estado.

 

A orientação é que quando for detectado algum caso suspeito e/ou confirmado, o município deve prestar e/ou encaminhar o paciente a um serviço de assistência hospitalar.

 

Além de realizar busca dos contatos íntimos para realizar quimiprofilaxia (meios para evitar contaminação e propagação da doença) nos casos de doença meningocócica (Neisseria) e nas meningites por Haemophilus, até 10 dias após exposição, com o intuito de evitar outros casos em parentes ou amigos próximos.

 

Atenção redobrada


Para a diretora de Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis da Sesau, Adriana Cavalcante, é fundamental que as equipes de vigilância epidemiológica dos serviços de saúde e dos municípios estejam atentas a ocorrência de casos suspeitos para instituir medidas de prevenção e controle em tempo oportuno.

 

“Recomendamos a população que evite aglomerações em ambientes fechados, a higiene corporal e do ambiente, evitar contado direto e exposição às gotículas de saliva do doente (eliminadas ao falar, tossir, espirrar, etc), manter os ambientes domiciliares, escolares e ocupacionais bem ventilados; manter o cartão de vacina atualizado para crianças de até dois anos e procurar imediatamente uma Unidade de Saúde frente a suspeita da doença,” orienta a diretora.

 

Meningite
A meningite por ser uma doença que é transmitida pelas vias aéreas, pessoas de qualquer idade é suscetível. A transmissão se dá através de secreções respiratórias, sendo fundamental o contato íntimo com o doente, Os sinais e sintomas são: febre alta, cefaléia intensa, vômitos, rigidez de nuca, confusão mental e sinais de irritação meníngea.

 


Vacina
As vacinas anti-meningocócica são sorogrupos específicas, sendo necessário o conhecimento do sorogrupo para indicar a vacinação. Assim, a indicação de vacinas anti-meningocócica de bloqueio é recomendada somente quando se verificar um aumento do número de casos de doença meningocócica para além do esperado em determinado local e época (surtos)

.

Gabriela Almeida – Ascom/Sesau

 

Comentários (0)