Setor industrial no Tocantins é pauta de reunião do vice-governador com empresários

O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira, 26, no Palácio Araguaia, e teve como pauta políticas de industrialização no Estado

Crédito: Antônio Gonçalves/Secom

O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, juntamente com o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, receberam na manhã desta segunda-feira, 26, os diretores da Granol. No encontro, foram discutidas políticas de industrialização no Estado do Tocantins. A reunião ocorreu na vice-governadoria, no Palácio Araguaia, em Palmas.

 

Na ocasião, foram discutidas ações para a garantia de matéria-prima a ser industrializada no Tocantins, a exemplo dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do prosseguimento ao projeto de infraestrutura básica, trevo e asfalto do Distrito Industrial de Porto Nacional.

 

Conforme o gerente da unidade industrial, Marcelo Landa Cardoso, os assuntos tratados necessitam de apoio do governo para que mudanças sejam feitas na legislação. “A infraestrutura do distrito industrial de Porto é um importante projeto já aprovado, mas que precisa de apoio político para sua execução, o que irá viabilizar mais investimentos e novas empresas poderão se instalar no distrito industrial. A Granol espera por essa infraestrutura há muitos anos, desde sua instalação em 2012, já tendo investido em um processo moderno de esmagamento de soja com investimento de aproximadamente R$ 600 milhões”, pontuou.

 

Wanderlei Barbosa destacou a importância do projeto de industrialização com matéria-prima regional para atrair outros investimentos ao setor. “O Tocantins possui um enorme potencial para esse processo, pois é estrategicamente situado, e o governo tem interesse e vontade política, que é fundamental para a industrialização. Com certeza, este projeto vai atrair outros investimentos neste setor”.

 

O diretor da Granol, Ronaldo Marques Sartori, falou sobre a intenção de trazer projetos no ramo para o Tocantins. “Temos projeto de trazer o óleo refinado envasado para o estado do Tocantins, quanto mais soja nós esmagarmos para produzir biodiesel, mais farelo de soja teremos para alimentação animal”, afirmou.

 

O vice-governador falou da grandeza do projeto e ressaltou ainda a importância do andamento de infraestrutura tanto para Porto Nacional quanto para o Tocantins. “Estamos aqui para buscar aumentar a receita do Tocantins sem aumentar imposto para a população, temos que pegar as potencialidades do Estado e as fazer crescer, o convencimento com o setor produtivo tanto o Governo quanto a Granol irão fazer, vamos buscar sim o andamento deste projeto”, destacou Wanderlei.

 

Presentes

 

Além do vice-governador e do secretário Tom Lyra, estiveram presentes o diretor da Granol, José Anthero Catanio Pelloso; o diretor Ronaldo Marques Sartori; o gerente da unidade industrial, Marcelo Landa Cardoso e o gerente administrativo, Jordel Souto Brito Machado.  

Comentários (0)