Setor Lago Norte recebe serviços de coleta de lixo: Defensoria fez recomendação

Os serviços de coleta de lixo já estão disponíveis para os moradores do setor Lago Norte. O benefício foi oferecido depois que a Defensoria fez recomendação.

As 500 famílias que moram no Setor Lago Norte, em Palmas, já contam com  serviços de coleta de lixo. O benefício foi garantido, a partir desta  segunda-feira, 13, após o Núcleo de Ações Coletivas – NAC, da Defensoria  Pública do Tocantins emitir Recomendação ao secretário municipal de Meio  Ambiente e Serviços Públicos de Palmas, Mário Nania, no último dia 3 de  agosto, solicitando providências para implantação da coleta periódica de  lixo em todas as regiões do Setor, seja em residências adequadas ou  em “barracos”, uma vez que a ausência deste serviço público básico acarreta,  como já acarretou, à comunidade graves problemas de doenças e outros males, além de inviabilizar dignidade às pessoas.

Segundo o presidente da Associação de Moradores do Lago Norte, Antônio  Ribeiro dos Santos, o início dos serviços de coleta de lixo é uma conquista aguardada há muito tempo pela comunidade. “Era uma urgência nossa atendida e os moradores estão radiantes, pois é um serviço fundamental e somos muito gratos à Defensoria Pública; é uma parceria que queremos e sabemos que podemos contar sempre”, disse.

 

A Defensoria Pública está atenta à situação no Setor e já enviou uma série de ofícios ao Poder Público e a Instituições, buscando garantir a dignidade à  pessoa humana das famílias. Um dos documentos encaminhado, ainda em junho, foi à Companhia de Saneamento do Tocantins – SANEATINS, que garantiu a instalação de rede de água tratada, em 90 dias. Também foi requisitado ao Instituto de Terras do Tocantins – Itertins, um  levantamento topográfico e o georeferenciamento da região, com identificação  cadastral dos possuidores de lotes para futura e necessária  regularização fundiária.

 
Reunião

Na próxima sexta-feira, 17, se reunirão na sede da Defensoria Pública a Coordenação do NAC, agentes do Município, o Presidente do Itertins, o Presidente da Terra Palmas, representantes da Secretaria de Habitação e os  moradores. Para a Coordenação do Núcleo de Ações Coletivas – NAC, da Defensoria, é preciso garantir participação popular dos envolvidos em todos  os atos públicos; o que corrobora a transparência e fomenta uma política pública responsável que atenda aos fins que serão suportados pelos moradores
. (Caroline Spricigo)

 

 

 

Comentários (0)