Sindicato reivindica jornada de 6 horas para servidores administrativos da Saúde

Sisepe pediu que a Sesau conceda redução da jornada aos servidores do administrativo da Saúde. Segundo sindicato, Sesau publicou memorando proibindo servidores de reduzirem carga horária

Sisepe pede jornada de 6h para servidores da Saúde
Descrição: Sisepe pede jornada de 6h para servidores da Saúde Crédito: Divulgação

O Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (SISEPE-TO) protocolou um ofício nesta sexta-feira, 25, junto à Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) requerendo ao gestor da pasta, Marcos Esner Musafir, que conceda aos servidores administrativos lotados nas unidades hospitalares do Estado, a jornada de trabalho de seis horas corridas. Conforme o Sisepe, a solicitação tem por base as determinações do Decreto nº 5.533/2016, de autoria do Poder Executivo.

           

O Sisepe afirmou que no último dia 22, o Secretário de Estado da Saúde encaminhou memorando circular às unidades hospitalares (MEM. CIRCULAR/ SES/ GABSEC Nº40/2016) determinando que os servidores administrativos permaneçam cumprindo a carga horária de 40 horas semanais. De acordo com o documento, a jornada de 6 horas não se aplicaria a servidores que exerçam função em serviços públicos que exijam plantão permanente, conforme o inciso I do §1º, art. 1º do referido decreto.  

 

O SISEPE-TO alerta a secretaria de que esta excepcionalidade não se aplica aos servidores administrativos, já que suas atividades não estão sujeitas ao regime de plantões. “Qualquer determinação que vá contra a jornada de trabalho de 6 horas estabelecida pelo próprio Governo viola os direitos dos servidores e os princípios da administração pública de legalidade e isonomia. O SISEPE-TO vai se manter vigilante para que a jornada de 06 horas seja aplicada a todos que têm direito”, ressaltou Cleiton Pinheiro, presidente do SISEPE-TO.

 

No ofício, o SISEPE-TO pede ainda que o secretário Marcos Musafir retifique os termos do memorando circular no prazo máximo de 48 horas. A resposta deve ser apresentada ao Sindicato em cinco dias.

 

Em nota ao Portal T1 Notícias, a Sesau informou que recebeu o ofício do Sisepe e que “dentro do prazo estabelecido encaminhará resposta quanto a solicitação da jornada de trabalho de seis horas para os servidores administrativos das unidades hospitalares”. 

 

 (Com informações Ascom Sisepe)

 

(Atualizada às 11h30)

 

Veja ofício abaixo. 

 

Comentários (0)