Sindicatos negociam pagamento de data-base e aceitam proposta do governo interino

A sugestão apresentada pelo governo divide o pagamento da data-base 2017 (índice de 3,987%) em três parcelas

Sindicatos reuniram-se com Mauro Carlesse na manhã desta sexta-feira, 18
Descrição: Sindicatos reuniram-se com Mauro Carlesse na manhã desta sexta-feira, 18 Crédito: ASCOM

Nesta sexta-feira, 18, os sindicatos e associações que representam os servidores públicos estaduais se reuniram com o governador interino Mauro Carlesse (PHS) para tratar do pagamento da data-base. Durante a reunião, a maior parte das entidades aceitou a proposta apresentada pelo governo e apenas o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) se opôs à proposta inicial.

 

A sugestão apresentada pelo governo divide o pagamento da data-base 2017 (índice de 3,987%) em três parcelas: 1/3 implementado na Folha de maio (1,32901%), a receber no pagamento de junho; 1/3 em julho (1,32901%), com pagamento em agosto; 1/3 em setembro (1,27717%), com pagamento em outubro de 2018. A data-base 2018 (índice de 1,69104%) estará inclusa na folha de pagamento de novembro, efetivada em dezembro de 2018.

 

Divergente da proposta do governo, o representante do Sintet, José Roque Santiago, propôs priorizar os que recebem o menor salário e que o escalonamento fosse feito em faixa de salários, em vez de pagar 1/3 para todas as categorias. “Nossa preocupação é que com essa proposta tem servidor que vai receber parcelas de vinte reais ou até menos”, disse Santiago. Mas prevaleceu o acordo apresentado pelo governo do Estado.

 

O secretário da Fazenda, Sandro Henrique disse que, fechado o acordo, o estudo das planilhas já foi realizado pelo governo e que a proposta será discutida agora pela Procuradoria e Casa Civil, sobre como será elaborada, se por projeto de lei ou medida provisória, mas que até segunda-feira, 21, estará definida.

Comentários (0)