Sindjor alerta em nota contra práticas antiéticas e prega apuração séria de notícias

Entidade disse estar preocupada com acontecimentos envolvendo divulgação de áudios de ligações telefônicas de supostas denúncias de corrupção

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor Tocantins), em nota, alertou os profissionais da comunicação e da imprensa tocantinense quanto práticas consideradas antiéticas para os exercício da profissão e que deve-se fazer apurações sérias de notícias. A nota foi divulgada no final da tarde desta quarta-feira, 21.

 

O Sindjor Tocantins se manifesta após as repercussões sobre áudios vazados entre um médico de um hospital particular de Palmas e blogueiro da Capital sobre supostas fraudes no PlanSaúde, que é o plano de saúde do servidores públicos estaduais do Estado e seus dependentes.

 

A entidade disse estar preocupada com estes últimos acontecimentos envolvendo divulgação de áudios de ligações telefônicas de supostas denúncias de corrupção no Plansaúde, e esclarece que mantém a luta em defesa do jornalista profissional, ético e imparcial

 

“O Sindjor esclarece que, com o advento da internet, muitos sites de notícias foram criados (nem todos) tendo à frente um jornalista com diploma de nível superior na área e/ou com registro profissional emitido pelo Ministério/Delegacia Regional do Trabalho como manda a lei”, informa. 

 

A nota continua e diz que o jornalismo profissional e seu Código de Ética primam por atitudes como:  preservar as fontes, ouvir todos os lados envolvidos da notícia, apurar e verificar a veracidade das informações com a busca de provas; não negociar a divulgação de informações em troca de favores ou dinheiro e o combate a qualquer forma de corrupção. 

 

Por fim, o Sindjor pede que, antes de divulgar que o proprietário de um site é um jornalista, seja feita a busca pelo registro profissional (MTB) ou pelo diploma no curso de Jornalismo. “Somente fortalecendo o jornalismo praticado com ética, espírito público e qualidade na apuração da notícia, construiremos uma sociedade melhor”, concluiu a entidade de classe.

Comentários (0)