Tarifas de energia elétrica ficarão mais caras em até 8,54% a partir deste sábado, 4

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (Ceeto), em nota encaminhada à imprensa, lamenta o aumento da tarifa de energia elétrica "num momento péssimo para a economia

Crédito: Reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deliberou nesta terça-feira, 30,  o resultado da revisão tarifária periódica da Energisa Tocantins Distribuidora de Energia (Energisa), cujo reajuste médio de 7,17% nas tarifas da empresa para o Estado. Para consumidores conectados à alta tensão, o aumento será de 1,79%, e para a baixa tensão, a alta será de 8,54% e passa a vigorar já a partir deste sábado, 4.

 

A concessionária atende 604 mil unidades consumidoras localizadas em 139 municípios de Tocantins.

 

De acordo com o site na Aneel, o reajuste diz respeito à quinta revisão tarifária periódica da distribuidora, processo realizado de quatro em quatro anos que visa manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão.

 

A Aneel disse que a revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão e tem por objetivo obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos feitos pela empresa para a prestação dos serviços.

 

Por conta da pandemia, a Aneel não realizou audiência pública presencial para discutir a proposta de reajuste em Palmas, como ocorre todos os anos.

 

Explicações

 

A assessoria da Energisa do Tocantins informou que todos os detalhes sobre o reajuste das tarifas de energia elétrica no estado serão apresentados pelo presidente da empresa, nesta quarta-feira, 1º, às 14 horas, durante transmissão online de um workshop para jornalistas.


 

Conselho lamenta

 

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (Ceeto), em nota encaminhada à imprensa, lamenta o aumento da tarifa de energia elétrica "num momento péssimo para a economia e, consequentemente, para o consumidor".

 

Ressalta que a previsão inicial era de que o acréscimo médio fosse de 9,14%, quase 2% acima do deliberado pela Aneel nesta terça-feira. A entidade também lembrou que sempre defende o menor aumento possível para os consumidores.

Comentários (0)