Tocantins receberá do Ministério da Saúde 4,2 mil testes rápidos para o coronavírus

O teste é feito a partir dos anticorpos da pessoa e será usado inicialmente em profissionais de saúde e da segurança, segundo orientações do Ministério da Saúde

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira,1º, que deu  início à distribuição do primeiro lote com 500 mil unidades de testes rápidos para o covid-19. Deste total, 4.268 são para o Tocantins. Esses kits são de testes rápidos, exames sorológicos e aplicados a partir do sétimo dia do início dos possíveis sintomas da doença.

 

 

O ministro Luiz Henrique Mandetta explica que o teste é feito a partir dos anticorpos da pessoa e será usado inicialmente em profissionais de saúde e da segurança. Segundo o balanço sobre a Covid-19 desta quarta,  pelo Ministério da Saúde, o Brasil soma 6.836 casos da doença e 241 óbitos. 

 

A ideia do governo é de que os profissionais da saúde que estão linha de frente do atendimento à população recebam, primeiro, o diagnóstico e tenham a oportunidade de retornar, de forma segura, as suas atividades, que são consideradas essenciais.

 

Segundo o ministério, o teste rápido é indicado apenas entre o sétimo e décimo dia do início dos sintomas, como febre e tosse. Não é recomendado para uso em toda a população, como explica Mandetta. “Não pensem em chegar e falar assim: ‘eu vou lá pra ver saber se eu já tive”, disse.

 

“Esse teste será fundamental para saber se aquela enfermeira, aquele médico que está com uma gripe testou positivo no sétimo dia. Então, separá-la e tratar da maneira adequada”, acrescentou o ministro.

 

Comentários (0)