Tocantins será pioneiro em mapeamento da população carcerária no País

Treinamento de profissionais para cadastramento da população carcerária terá início nesta terça-feira, 14, às 8h, no Procon Tocantins

SisDepen centraliza informações sobre presos
Descrição: SisDepen centraliza informações sobre presos Crédito: Miller Freitas

A Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) afirmou que o Tocantins será o primeiro Estado da Federação cujos profissionais do Sistema Penitenciário serão capacitados para o cadastramento da população carcerária local pelo Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional (SisDepen). O treinamento de dois dias terá início nesta terça-feira, 14, às 8h, no Auditório da Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon Tocantins), por meio da Escola Penitenciária e a Gerência de Inteligência Prisional da Secretaria da Cidadania e Justiça.

 

Ao todo, 20 servidores que atuam no Sistema Penitenciário Prisional tocantinense participarão do treinamento que terá como instrutores os profissionais do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça e Cidadania, e do Sistema Federal de Processamento de Dados (Serpro), a maior empresa pública de prestação de serviço em tecnologia da informação. O cadastramento de presos pelos servidores capacitados acontecerá entre os meses de abril e maio.

 

Informações centralizadas 

O SisDepen é uma solução web que tem o objetivo de garantir o mapeamento do sistema penitenciário brasileiro e centralizar as informações sobre a população carcerária e unidades prisionais, permitindo localizar e quantificar as pessoas sob custódia no país. A solução também oferecerá informações processuais de execução penal de cada preso, o que será possível com a integração ao Sistema Eletrônico de Execução Unificada (SEEU), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

Segundo a secretária da Cidadania e Justiça, Gleidy Braga, que integra o Conselho Nacional do SisDepen, além de promover a transparência, o sistema oferecerá dados e indicadores para a construção de políticas públicas para população prisional em todo o País.

 

O gerente de Inteligência Prisional da Seciju, Renato Mendes, que também é ponto focal do SisDepen no Estado, informa que o Tocantins será piloto na implantação da ferramenta pela contribuição que vem dando na formatação do sistema, que começou a ser desenhado em 2013. De lá para cá, foram inúmeras reuniões com o Depen, por meio do qual foi instituído um Grupo de Trabalho (GT) encarregado de elaborar a proposta de mapeamento da metodologia do Sistema Nacional de Informações de Inteligência Penitenciária.

Comentários (0)