Tocantins tem o primeiro caso confirmado para coronavírus, publica prefeita de Palmas

Cinthia Ribeiro confirmou o caso em sua conta no twitter na manhã desta quarta-feira, 18.

Em sua conta no Twitter, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), afirmou que a Capital tem o primeiro caso de coronavírus confirmado e, assim sendo, o primeiro do Tocantins. Na publicação, Cinthia diz que a paciente não havia apresentado nenhum sintoma grave e, portanto, não procurou o sistema público de saúde. Ao T1, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) confirmou o caso e disse que se trata de uma mulher de 42 anos, que participou de um congresso em Fortaleza.

 

Ainda conforme a gestora, a pessoa realizou exame em um laboratório particular, que confirmou o resultado positivo.

 

 

Confirmação do caso 

 

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o primeiro caso do novo Coronavírus em Palmas, no final da manhã desta quarta-feira, 18. A paciente apresenta sintomas leves e não estava dentro dos casos até então monitorados pelo município, uma vez que ela não havia procurado o sistema de saúde.

 

O caso foi comunicado a secretaria por um laboratório particular. A paciente tem 42 anos, participou de um congresso em Fortaleza (com caso confirmado de COVID-19 no local). Chegando em Palmas no dia 8 de março, e iniciou os sintomas no dia 11, quando a partir desse dia permaneceu em isolamento domiciliar por conta própria. No dia 16 procurou o laboratório particular para realização do exame, onde teve a confirmação do contágio.

 

A Semus afirma que irá monitorar a paciente e as pessoas que ela teve contato direto e todos serão notificados sobre a obrigatoriedade do isolamento domiciliar. "Diante dessa confirmação a Prefeitura de Palmas publicará ainda hoje medidas mais restritivas para conter o avanço do vírus e disseminação da doença. Reforçando para que as pessoas permaneçam em casa e evite locais com aglomeração" pontuou o órgão.

Comentários (0)