Tollini ampliará leitos do HGP para a Covid-19 mas não descarta hospital de campanha

O Secretário da Saúde, Edgar Tollini, também informou outras ações para combate ao novo vírus, entre elas, a chegada de mais 40 mil testes para o Estado e o reforço nos turnos de trabalho no LACEN.

Secretário Estadual da Saúde, Edgar Tollini.
Descrição: Secretário Estadual da Saúde, Edgar Tollini. Crédito: Divulgação

Mesmo sem ocupação para os 17 leitos reservados no Hospital Geral de Palmas (HGP) para tratamento dos casos mais graves da Covid-19 (Coronavírus), o secretário estadual da Saúde, Edgar Tollini, disse nesta quarta-feira, 1º, ao T1 Notícias, que já prepara a ampliação de leitos para esta primeira quinzena de abril, para um total de 30 leitos.

 

Ele ainda ressaltou que não descarta, dependendo do avanço da doença, a instalação de um hospital de campanha. “O hospital de campanha não pode ser descartado, pois ele tem eficiência objetiva na questão do isolamento. Lá no HGP a nossa ala está pronta e isolada de tudo. Os leitos que a gente preparou de UTI são totalmente isolados”, disse Edgar.

 

Além disso, o secretário esclareceu que os cerca de 150 primeiros testes realizados no Tocantins, que foram encaminhados para o Instituto Adolfo Lutz (IAL), ainda não foram devolvidos. “O que acontece com esses pacientes que estão esperando o teste, antes de nós recebermos tínhamos que enviar para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.  O instituto recebeu em média dois mil exames por dia de todo o Brasil, a fila de espera estava em 18 mil exames”, esclareceu.

 

Edgar Tollini ainda reforçou que os profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) estão trabalhando em três turnos, para dar agilidade aos trabalhos. Explicou também que os exames com testes rápidos estão sendo realizados, mas não podem ser desperdiçados. “Tem dois tipos de exames que nós estamos fazendo e tendo quantitativos suficientes. O teste rápido ele identifica o paciente que está contaminado entre o sétimo e o décimo quarto dia. Se a pessoa tiver uma contaminação, o exame é feito através do sangue, normalmente a gente está estendendo para as unidades hospitalares, com muito critério”, explicou.

 

O secretário também informou que o Tocantins aguarda para a próxima semana do Ministério da Saúde (MS) o recebimento de 40 mil testes rápidos, que serão distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nos hospitais regionais do Estado, onde terão profissionais treinados para realizar o exame. “Ao Tocantins vai caber 40 mil testes, que vão ser entregues de forma parcelada, gradual. Nós devemos receber entre segunda e terça-feira quatro mil testes rápidos”, disse. 

 

Na oportunidade Tollini destacou que o Estado não possui pacientes internados com coronavírus. “Mas uma coisa importante, nós temos zero pacientes internados nas redes hospitalares públicas do Estado. Além disso, dos 12 infectados, dois já voltaram as atividades normais”, relatou. Ele ainda fez uma comparação citando alguns estados que têm população maior e contam com poucos leitos. “O Pará tem 40 leitos, aqui no HGP nós temos 17. O Pará tem nove milhões de habitantes, nós temos um milhão e seiscentos. A Paraíba, por exemplo, tem quatro milhões de habitantes, já tem 70 casos, e também só tem 40 leitos”, relatou.

 

Edgar ainda pontuou que até agora o Estado só teve um caso de internação no HGP, com suspeita de Covid-19, mas o paciente testou negativo, não estando infectado pela doença.

Comentários (0)