Um ano após retornar a ações, aeronave da SSP contabiliza mais de 1500 horas de voo

Conforme a SSP, durante esse período foram realizadas inúmeras missões, sempre com o objetivo de resguardar a segurança, o patrimônio e, principalmente, a vida da população do Tocantins

Helicóptero da SSP realiza resgates a moradores do TO
Descrição: Helicóptero da SSP realiza resgates a moradores do TO Crédito: Foto: Dennis Tavares/SSP

No último mês de abril o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), órgão ligado a Secretaria da Segurança Pública (SSP) comemorou um ano de retorno das atividades da aeronave da SSP. De norte a Sul, de Leste a Oeste, durante esse período, foram realizadas inúmeras missões, sempre com o objetivo de resguardar a segurança, o patrimônio e, principalmente, a vida da população do Tocantins.

 

Sempre que acionados, os integrantes do Ciopaer não medem esforços para que a missão seja realizada a contento e no menor espaço de tempo possível, o que pode significar a diferença entre a vida e a morte. Nesse período, inúmeros foram os resgates, sobretudo de vítimas de acidentes de trânsito, bem como remoções aeromédicas de pacientes que não conseguiriam realizar o percurso, via terrestre, seja devido às condições de saúde, seja em decorrência da distância ou ainda à dificuldade de acesso da localidade.

 

Considerado o pássaro de aço que guarda o espaço aéreo tocantinense, o helicóptero esquilo B3, conhecido como TOCANTINS 01, realizou incontáveis missões de Radio Patrulhamento Aéreo (RPA), as quais resultaram na localização de bens subtraídos e na prisão de vários indivíduos suspeitos de cometerem delitos. Ao longo desse período, a aeronave também apoiou operações do Sistema Prisional do Estado, oferecendo suporte aéreo na contenção de motins e princípios de rebeliões em Unidades Prisionais do Estado.

 

A equipe de profissionais multimissão do TOCANTINS 01, composta por policiais civis, militares e bombeiros militares, atuou também em ações de busca e salvamento de pessoas desaparecidas, em locais de difícil acesso, efetuando o resgate de cidadãos em matas e serras do Estado e ainda voos com o objetivo de combater incêndios em áreas de matas e próximo a empresas e residências, no entorno de cidades. Por meio da rápida intervenção do CIOPAER, vários focos foram controlados evitando que as chamas pudessem causar grandes prejuízos ao meio ambiente e a empresas de grande e pequeno porte do Estado.

 

As ações do Ciopaer, no que se refere ao policiamento preventivo, também conseguiram abranger locais de difícil acesso, onde as forças de segurança terrestres não tiveram êxito, o que resultou em mais prisões e apreensões. Além disso, em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e SAMU Palmas, Equipes do Ciopaer participaram e ministraram treinamentos e instruções a integrantes dessas instituições, proporcionando melhor aprimoramento do uso da aeronave em ações integradas de segurança e saúde pública.

 

Em busca da qualidade profissional, os integrantes do Ciopaer mantiveram-se em treinamento constante, buscando a manutenção da proficiência e o aperfeiçoamento das técnicas úteis aos variados atendimentos. No mesmo sentido foram ofertados eventos de segurança operacional ao efetivo, buscando aumentar o nível da consciência situacional dos envolvidos nas operações aéreas de segurança pública, que são bastante complexas, pois integram os componentes: AVIAÇÃO + SERVIÇO POLICIAL + SERVIÇO DE RESGATE, que trazem individualmente e particularmente nuances de risco.

 

Outro ponto fundamental para o retorno e a segurança das operações foi à garantia e a qualidade da manutenção periódica do helicóptero, que está sendo gerida e executada por profissionais compromissados com a administração pública, no momento em que tratam o patrimônio tocantinense com moralidade e eficiência, na busca permanente de elevados padrões de segurança nos voos e, consequentemente, asseguram as vidas dos homens que tripulam a aeronave.

 

O Centro Integrado de Operações Aéreas também promoveu, participou e apoiou inúmeras ações de cunho social voltadas diretamente à comunidade, como a campanha de incentivo a doação de córneas da Central de Transplantes da SES, o Projeto "Forças nos Esportes" com a Capitania Fluvial Araguaia – Tocantins e "Aeroporto Mais Perto da Comunidade" com a Infraero de Palmas, que tem como objetivo sensibilizar docentes e discentes de escolas públicas do Tocantins acerca de temas relevantes à segurança operacional, tais como: risco de soltar pipas, canetas a laser, drones e perigo aviário, dentre outros.

 

Em meio a tantas ações realizadas no período, a equipe do Ciopaer completou mais um ano de pleno êxito nas operações aéreas. Já foram seis anos desde sua criação, com a chegada do helicóptero. E com toda a complexidade e variedade das mais de 1500 horas voadas em operações, sem incidentes ou acidentes aeronáuticos, a certeza é que o trabalho da unidade tem ajudado a fortalecer a segurança e a saúde pública e tem contribuído para o bem estar da sociedade tocantinense.              

 

Comentários (0)