Um em cada 3 candidatos a Processo Seletivo da UFT tentará vaga no curso de Medicina

Maioria dos inscritos na 2ª edição do PSC da UFT é do Tocantins e 83,61% dos candidatos tentará vaga em cursos de graduação em Palmas

Resultado deve ser divulgado esta semana, no próximo dia 10
Descrição: Resultado deve ser divulgado esta semana, no próximo dia 10 Crédito: Divulgação/UFT

A maioria dos candidatos inscritos no Processo Seletivo Complementar - 2ª Edição para cursos de graduação na Universidade Federal do Tocantins é originária do Tocantins (72,27%), vai tentar ingresso em um curso em Palmas (83,61%), sendo que do total de 10.699 inscritos quase um em cada três candidatos (29,27%) vai tentar, especificamente, vaga no curso de Medicina. Os dados foram divulgados pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e o resultado deve ser divulgado esta semana, no próximo dia 10.

 

Conforme os dados quanto à origem, os candidatos do Maranhão representam 6,3% do total; em seguida vêm os candidatos de Goiás, representando 5,34% do total de inscritos, enquanto candidatos oriundos do Pará somaram 4,82% do total. De acordo com o relatório, este PSC recebeu inscrições de todos os estados brasileiros.

 

Para este Processo foram ofertadas 873 vagas em 35 cursos de graduação distribuídos em cinco câmpus da Universidade. Uma primeira parte do relatório aponta que Medicina foi o curso mais procurado, com 3.132 candidatos inscritos para as 22 vagas disponibilizadas (concorrência geral de 142 para cada vaga).

 

As vagas ofertadas são oriundas da não ocupação em seleções anteriores ou por motivos de remanejamentos, desistências e cancelamentos. As vagas estão distribuídas em três modalidades de concorrência: Ampla Concorrência, Ações Afirmativas da UFT (Indígena e Quilombola) e Lei 12.711 (Sistema de Cotas para estudantes oriunos de escolas públicas).

 

Cronograma

Conforme o cronograma divulgado pela Prograd para este Processo Seletivo Complementar, as matrículas dos convocados na 1ª Chamada deverão ser realizadas nos dias 17, 18 e 21 de agosto, no campus de oferta da vaga. Caso ainda restem vagas não preenchidas após a 1ª Chamada, serão publicadas chamadas para matrícula subsequentes até que sejam preenchidas todas as vagas (confira cronograma, no Anexo II do Edital nº 97/2017 - confira aqui).

 

(Com informações da Dicom/UFT)

Comentários (0)