Unidades de autotestes de HIV são distribuídas para ONGs do Tocantins

O governo do Tocantins disponibilizou 500 unidades de autotestes. Material amplia acesso ao diagnóstico, mas não substitui o teste confirmatório feito nas unidades de saúde.

Crédito: Divulgação/SES

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da área técnica de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS) e Hepatites Virais, disponibiliza 500 unidades de autotestes de HIV para ONGs do Tocantins, com o objetivo de expandir estratégias adicionais de prevenção do HIV e ampliar os campos de monitoramento e tratamento da infecção.

 

A ação busca, além de alcançar as pessoas em situação de vulnerabilidade, que geralmente tem dificuldade quanto ao acesso aos serviços de saúde, também desafogar o fluxo de pessoas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) durante este período de pandemia da Covid-19.

 

Com a distribuição na rede pública, a pessoa poderá retirar o autoteste em uma Unidade Básica de Saúde ou diretamente com os responsáveis da ONG relacionada, coletar a própria amostra e conferir o resultado. Essa coleta acontece via punção digital, feito com uma gota de sangue do próprio indivíduo. 

 

Sâmia Chabo, técnica da área de Prevenção de IST/AIDS e Hepatites Virais do Estado, ressaltou que “um dos principais objetivos é aliviar o fluxo nas unidades básicas de saúde nesse momento de pandemia, ou seja, é uma estratégia emergencial, então contamos com as nossas parcerias, como por exemplo, as ONGs e instituições como: Universidade Federal do Tocantins (UFT), Associação das Travestis e Transexuais do Tocantins (Atrato), o Projeto Anjos Urbanos, entre outras. Lembrando que apesar da eficácia, esses autotestes funcionam como uma espécie de triagem, para que se tenha um diagnóstico completo, a pessoa deve procurar a unidade básica mais próxima da sua residência."

 

A ação representa oportunidade de autonomia ao indivíduo que geralmente não tem acesso aos serviços públicos ou que precisam ser testados com mais frequência por conta da exposição contínua e maior vulnerabilidade ao risco de contrair o vírus do HIV. Vale ressaltar que todas as ONGs relacionadas, receberam orientações técnicas, referentes a todas as informações necessárias acerca dos autotestes e que todas as UBSs do estado do Tocantins estão bem equipadas para receber a população.

 

Ministério da Saúde

 

Estimativas do Ministério da Saúde (MS) apontam que cerca de 140 mil brasileiros desconhecem serem portadores do HIV. Por causa disso, o governo tem desenvolvido diversas estratégias para controlar a transmissão do vírus, estabelecendo políticas públicas que reforçam a ampliação do conhecimento das pessoas quanto à infecção pelo HIV e estimulando o acesso ao diagnóstico.

Comentários (0)