Unidades de Conservação estão protegidas de incêndios, afirma Naturatins

O Naturatins reforçou ainda que até o final da manhã da quinta-feira, 22, nenhum novo foco de incêndio havia sido registrado nas unidades administradas pelo órgão.

Pedra Furada, Jalapão
Descrição: Pedra Furada, Jalapão Crédito: Monique Renne

O último levantamento realizado no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta quinta-feira, 22, mostrou que o Tocantins tinha cerca de 5.900 focos de incêndio. Apesar disso, as Unidades de Conservação, que são áreas de proteção ambiental estão protegidas e não há registro de incêndios nessas áreas, conforme afirmou o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). 

 

Segundo o órgão, monitoramentos têm sido realizados para verificar a necessidade de ação de combate ou rescaldo do foco de fogo, que evitam que os incêndios se aproximem das Unidades. 

 

O Naturatins reforçou ainda que até o final da manhã da quinta-feira, 22, nenhum novo foco de incêndio havia sido registrado nas unidades administradas pelo órgão que são elas: Parque Estadual do Jalapão (PEJ), Parque Estadual do Cantão (PEC), Parque Estadual do Lajeado (PEL), Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf), Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APASL), Área de Proteção Ambiental do Lago de Palmas (APA Lago de Palmas) e no Centro de Fauna do Tocantins (Cefau). 

 

O Naturatins conta com uma equipe de 60 brigadistas, que já realizaram 58 ações de combates a incêndios florestais em áreas de unidades de conservação e seu entorno. 

 

Palmas

 

Dados da Defesa Civil mostram que dos 5.900 focos de incêndio registrados no Estado, a equipe do Corpo de Bombeiros atuou no combate, até esta quinta-feira, 22, em cerca de 802 casos. Somente neste mês de agosto, já foram 266 focos, sendo a maior parte deles em Palmas. O que acabou por deixar o céu da cidade coberto por uma densa nuvem de fumaça. 

Comentários (0)