Unitins adia início das aulas presenciais devido ao aumento de casos de Covid-19

Decisão foi divulgada pela universidade nesta sexta-feira, 28. De 1° a 13 de fevereiro, as aulas ocorrerão de forma remota.

Calendário Acadêmico está mantido, bem como os eventos que já estavam previstos.
Descrição: Calendário Acadêmico está mantido, bem como os eventos que já estavam previstos. Crédito: Nonato Silva/Governo do Tocantins

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) decidiu nesta sexta-feira, 28, em reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo de deliberação colegiada da Universidade, por 18 votos a 7, manter para o dia 1° de fevereiro o início das aulas do semestre letivo 2022/1, porém o retorno presencial das atividades ficou adiado para o dia 14 de fevereiro. Nesse período, de 1° a 13 de fevereiro, as aulas se darão de forma remota.

 

O Calendário Acadêmico está mantido, bem como os eventos que já estavam previstos, como a Semana Integrada, que marca o início do semestre letivo e ocorre nos dias 1° e 2, bem como as Colações de Grau.

 

A medida de adiar o retorno presencial das atividades nos câmpus se constitui como mais uma ação preventiva da Universidade em decorrência do aumento de casos de Covid-19 em todo o Tocantins.

 

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, explica que, além da preocupação com o aumento dos casos da Covid-19 em todo o Estado, a medida também se faz necessária em função do estrangulamento dos sistemas de saúde nos municípios onde a Universidade tem câmpus. Ele observa que alguns municípios têm poucos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade Básica da Saúde (UBS), ou não dispõe de leitos disponíveis.

 

“A Universidade, entendendo a gravidade do momento, decidiu dividir com o Conselho [Consuni] esta preocupação e por maioria de votos, em deliberação colegiada, definiu-se pelo adiamento do retorno presencial, mas garantindo o cumprimento do Calendário Acadêmico que estava previsto e aprovado”, destaca o reitor, reforçando que as aulas começam na próxima terça-feira, 1° de fevereiro, como já estava previsto, mas em formato remoto.

 

O Consuni é composto por representantes da gestão, dos discentes, docentes e técnicos administrativos de todos os câmpus.

 

As aulas para o curso de Medicina iniciam no dia 14 de fevereiro, conforme já previsto.

Comentários (0)