Unitins realiza consulta pública e cidadão pode contribuir com planejamento de ações

Consulta pública é feita através de formulário disponível à comunidade acadêmica e ao cidadão que desejar contribuir com o planejamento da instituição

Universidade Estadual do TO faz planejamento participativo
Descrição: Universidade Estadual do TO faz planejamento participativo Crédito: Ademir dos Anjos

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) abriu consulta pública para a comunidade acadêmica e comunidade em geral para contribuir no processo de elaboração do documento norteará as ações da instituição nos próximos anos: o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

 

A consulta pública estará disponível a partir desta quinta-feira, 19, até o dia 28 de abril e é realizada visando a participação daqueles que já fazem parte da Universidade e de todos os tocantinenses que têm direito a ela como instituição pública de ensino superior. Para participar basta acessar este link e responder ao questionário. A Unitins receberá as informações e elas serão consideradas na finalização do PDI da Universidade.

 

Em setembro e outubro do ano passado a Unitins realizou Audiências Participativas em todos os municípios onde tem Câmpus – Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis e Palmas – de modo a ampliar as discussões pertinentes ao planejamento e elaboração do documento.

 

“É importante ressaltar que desde o início o processo de construção do PDI pautou-se pelos princípios da democracia participativa, transparência e planejamento, seguindo todas as diretrizes legais e orientações do Ministério da Educação. Durante todas as etapas garantiu-se a participação efetiva de toda a comunidade acadêmica e também da sociedade civil. A consulta pública vem para reforçar esse processo democrático de construção do PDI, enquanto ferramenta indispensável de gestão e que deve responder à realidade e demandas do nosso Estado”, destaca a reitora Suely Quixabeira.

 

A vice-reitora da Unitins, Simone Brito, ressalta que a consulta pública “é um processo de intervenção popular bastante simples, porém muito democrático, de modo que possibilite o maior número possível de contribuições, tanto da comunidade acadêmica como da sociedade de forma geral. Isso resultará em um planejamento institucional que balize os caminhos do conhecimento, da tecnologia e da inovação sem perder de vista os aspectos da diversidade e da cidadania plena, indispensáveis no contexto de uma Universidade”.

 

Como funciona a consulta pública virtual?

 

A consulta pública virtual tem o propósito de dar maior visibilidade e transparência ao processo de construção do PDI da Unitins. O documento expressa as proposições advindas das Audiências Participativas dos Câmpus de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis e Palmas, bem como das contribuições das Comissões Temáticas e das Comissões Locais.

 

A Reitoria da Unitins esclarece que se trata de um documento participativo à disposição da comunidade acadêmica e dos cidadãos para contribuições.

 

Instruções

1. As contribuições podem ser enviadas no período 19 de abril a 28 de abril no formulário disponibilizado por meio deste questionário.

2. Quanto às contribuições ao documento, os participantes deverão abrir os itens do questionário, podendo concordar ou dar contribuição, e neste último caso, registrar a sua sugestão quanto à Missão, Visão, Valores, Objetivos e Metas da Unitins.

Comentários (0)