Vistoria do MPE aponta que escola corre risco de desabar em Oliveira de Fátima

Após vistorias realizadas nas escolas públicas estaduais e municipais de Brejinho de Nazaré e Oliveira de Fátima, o MPE encontrou e apresentou às comunidades locais diversas irregularidades

Teto de escola corre risco de desabar
Descrição: Teto de escola corre risco de desabar Crédito: Fotos: MPE

Após vistorias realizadas nas escolas públicas estaduais e municipais de Brejinho de Nazaré e Oliveira de Fátima, o Ministério Público Estadual encontrou e apresentou às comunidades locais diversas irregularidades que comprometem a qualidade da educação nas cidades. De acordo com o MPE, em uma das escolas a estrutura física está comprometida e apresenta risco de desabamento.

 

As vistorias do MPE foram demandadas pelo promotor de Justiça Abel Andrade Leal Júnior e contaram com o suporte do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e Juventude. Ao longo de uma semana, os técnicos do Ministério Público visitaram sete escolas, sendo quatro municipais e três estaduais.

 

Entre os exemplos de sérios problemas encontrados está o da Escola Estadual Riachuelo, em Oliveira de Fátima. A unidade de ensino foi construída há mais de 40 anos, e, apesar de reformas e adaptações, está com a estrutura comprometida e pode desabar. Telhados danificados, ausência de forro nas salas de aulas, portas e sanitários quebrados são algumas das irregularidades apontadas pelo MPE. Ainda conforme o Ministério Público, além dessas inadequações, a merenda escolar servida nos últimos 20 dias só foi viabilizada com o apoio do município e da comunidade escolar.

 

O relatório do MPE aponta que “as escolas estaduais foram as que apresentaram mais comprometimentos na infraestrutura, porém as unidades municipais também necessitam de melhorias. Entre as irregularidades estão salas sujas, com quadros pequenos, instalações elétricas insatisfatórias, falta de espaços adequados para servidores, prédios em desacordo com as normas de acessibilidade, bibliotecas precárias, com acervo reduzido e desatualizado e armazenamento inadequado de alimentos”.

 

As escolas vistoriadas em Brejinho de Nazaré foram: Colégio Estadual Padrão, Escola Estadual Jonas P. Lima, CMEI Laurinda Aires da Silva, Escola Municipal Malhadinha (zona rural) e Escola Municipal Vanda Ferreira da Cunha. Em Oliveira de Fátima foram: Escola Municipal Silvino Mascarenhas Reis e Escola Estadual Riachuelo.

 

(Com informações da Ascom/MPE)

 

 

 

Comentários (0)