Abril Marrom: casos de cegueira podem ser prevenidos se tratados precocemente

De acordo com o IBGE, o número de brasileiros com deficiência visual é de cerca de 6,5 milhões

Médica oftalmologista Susan Yano
Descrição: Médica oftalmologista Susan Yano Crédito: Divulgação

No mês de prevenção e combate à cegueira, conhecido como abril marrom, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de brasileiros com deficiência visual é de cerca de 6,5 milhões.


Uma pesquisa sobre saúde ocular, realizada presencialmente pelo Instituto Datafolha em outubro de 2021, com 2.088 brasileiros com 16 anos ou mais, em todas as regiões do país, apurou que metade da população tinha alguma dificuldade para enxergar.


A maioria (58%) não tinha o hábito de ir ao oftalmologista anualmente e 10% afirmaram ter diabetes, principal causa de cegueira evitável. De acordo com a médica oftalmologista, Susan Yano, muitos pacientes só buscam apoio quando estão com algum incomodo nos olhos.


“Devemos fazer uma boa higiene ocular, limpeza frequente das pálpebras, uso de colírios lubrificantes, evitar coçar os olhos, uso de Equipamentos de Proteção Individual na vigência de atividades de risco, visitas frequentes ao oftalmologista para atualização do grau, tratamento e controle de doenças”, explica a especialista, Susan Yano.


A diabetes é considerada a principal causa de perda visual evitável na população economicamente ativa, em diversos países. Considera-se que 95% dos casos de perda visual pelo diabetes são evitáveis ou tratáveis.


“A pessoa que tem diabetes vai precisar de uma avaliação oftalmológica, que inclui exame da retina pelo menos uma vez por ano. Nesse exame, podem ser detectadas alterações que as pessoas, às vezes, não percebem nem afetam sua visão naquele momento, mas que já podem representar um dano e devem ser tratadas”, orienta Susan Yano.

 

Foto: Divulgação/RC Assessoria 

Comentários (0)