Acidentes domésticos que causam lesões nos olhos podem levar à cegueira

Com o isolamento, oftalmologistas observaram o aumento de acidentes domésticos na região dos olhos.

Médica oftalmologista, Susan Yano.
Descrição: Médica oftalmologista, Susan Yano. Crédito: Divulgação

O confinamento como forma de prevenção ao novo coronavírus ascendeu alerta para acidentes domésticos. De acordo com dados da Universidade de São Paulo (USP), no Brasil, 29% dos idosos caem ao menos uma vez no Brasil, 29% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano e 13% caem de forma recorrente – neste período de isolamento social, o número chegou a 30%.

 

O número de quedas, entre as pessoas com mais de 60 anos, saltou desde que elas têm evitado sair de casa por causa do risco de contágio. Uma das regiões do corpo mais afetada são os olhos, como explica a médica oftalmologista, Susan Yano.

 

 “Na maioria dos casos, as lesões nos olhos ocorrem em casa, por desatenção em atividades como limpeza, culinária, trabalho no quintal e reparos da casa. Os acidentes são comuns não só em idosos, mas em crianças também. Quando isso acontecer, a recomendação é lavar as mãos e os olhos em água corrente e buscar a orientação de um oftalmologista.”, explica a especialista Susan Yano.

 

Uma segunda recomendação é não coçar os olhos após o acidente com a mão suja, pois corre o risco de deixar a lesão mais grave. Os primeiros socorros oculares contribuem que a saúde dos olhos.

 

“É importante seguir todas as orientações acima, pois dependendo da situação e da gravidade do acidente não é recomendado tampar a região dos olhos e também não espere “amanhã” para buscar ajuda médica, pois pode levar à perda total da visão ou até um quadro de infecção nos olhos”, alerta a oftalmologista Susan Yano.

 

Queimaduras nos olhos devido ao uso inadequado do álcool em gel

 

Outro acidente doméstico que tem sido comum neste período de isolamento social é queimadura ocular em crianças que na hora de manusear o produto pode deixar respingar o líquido nos olhos.

 

“Já que as crianças estão em casa neste período a atenção deve ser redobrada.  Quando isso acontecer lave os olhos da criança em água corrente e após a limpeza procure um oftalmologista, explica a médica Susan Yano.

 

* Release com informações da Universidade de São Paulo (USP) e da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SOB)

Comentários (0)