Após reivindicação, dicionário muda definição do termo “racismo”

A expectativa é para que o conceito seja incluído já na próxima edição

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Divulgação/Agência Educa Mais Brasil

Após a onda de protestos populares contra o racismo nos Estados Unidos, o Merriam-Webster, dicionário referência dos norte-americanos, vai mudar sua definição para a palavras “racismo”. A sugestão de mudança foi feita por uma estudante da Universidade de Drake.

 

No Merriam-Webster é possível encontrar como atual definição da palavra “racismo” traduzida para o português: "1. Uma crença de que a raça é o principal determinante das características e capacidades humanas e que as diferenças raciais produzem uma superioridade inerente a uma determinada raça; 2. a. Uma doutrina ou programa político baseado na suposição de racismo e projetado para executar seus princípios" ou "um sistema político ou social baseado no racismo; 2. b. Um sistema político ou social fundado no racismo; 3. Preconceito ou discriminação racial".

 

A pedido da estudante recém-formada em um curso de graduação Mitchum, o diretor editorial do dicionário, Peter Sokolowski, informou que as definições de outras palavras "vinculadas ao racismo ou com conotação racial" também serão atualizadas.  "Pedimos desculpas pelos danos que causamos por não ter feito antes", escreveu o diretor em uma mensagem publicada pela Universidade de Drake.

 

 À mídia local, a estudante explicou o pedido: "Eu disse que devem incluir o fato de que um grupo de pessoas é alvo de uma opressão sistemática. Não é simplesmente 'eu não gosto de alguém”.  O dicionário Merriam-Webster é publicado desde 1828. Em maio, a versão on-line do dicionário registrou quase 50 milhões de visitantes únicos. Segundo o diretor Sokolowski, agora, a expectativa é para que este conceito esteja mais compreensível na próxima edição do dicionário.

 

Comentários (0)