Arquitetura do aconchego: a nova realidade dentro de casa

A arquiteta Renara Cardozo ressalta que o novo normal, em virtude da pandemia, trouxe muitas adaptações, principalmente no universo da arquitetura

A arquiteta e urbanista Renara Cardoso reside em Taquaruçu, distrito de Palmas
Descrição: A arquiteta e urbanista Renara Cardoso reside em Taquaruçu, distrito de Palmas Crédito: Arquivo pessoal

O Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista é comemorado no dia 15 de dezembro e homenageia os profissionais responsáveis por pensar e projetar o plano e design de uma construção. 

 

A arquiteta Renara Cardozo ressalta que o novo normal, em virtude da pandemia, trouxe muitas adaptações, principalmente no universo da arquitetura. "Ficamos mais tempo dentro de casa, com isso surgiu o conceito do lar como um mini-mundo de aconchego", conta. 

 

Cardozo explica que a arquitetura do aconchego busca soluções sem que o usuário sinta a falta do mundo, para além dos muros. "As casas precisam ser cada vez mais aconchegantes para que as pessoas se sintam bem vivendo nelas. É pensar nos ambientes integrados, ter mais flexibilidade no layout para diferentes atividades e que os mobiliários e revestimentos sejam de fácil manutenção, tanto para a limpeza, quanto no quesito durabilidade", explica. 

 

Renara declara que sua aposta "é que cada morador se volte ao bem estar e, ao ficar dentro de casa, tenha conforto, segurança, um ambiente para compartilhar sensações afetivas por meio de cada cor, forma, objetos, se sinta bem", encerrou.

 

Saiba mais

 

Renara Cardozo 
Arquiteta e Urbanista 
Instagram: @renaracardozoarquitetura

Comentários (0)