Artistas visuais tocantinenses apresentam obras em mostra virtual

O Salão dos Artistas Independentes do Tocantins – Siá é o primeiro evento de artes visuais totalmente on-line realizado no Estado e conta com 42 obras produzidas entre 2020 e 2021

Crédito: Divulgação/Assessoria

O Coletivo de Artistas Independentes do Tocantins – Caito, mobilizou-se para a realização do Salão Independente dos Artistas do Tocantins – Siá. O Salão traz em sua primeira edição uma exposição virtual com obras de 42 artistas tocantinenses. Os trabalhos podem ser apreciados no site da Casa Visual Galeria, criada e gerida pelo artista visual Vone Petson.

 

De acordo com Petson, o Siá apresenta uma mostra não competitiva, onde os artistas deveriam inscrever obras produzidas entre os anos de 2020 e 2021. “Todas as obras inscritas foram automaticamente selecionadas para a exposição. Dessa forma é possível perceber uma diversidade de temas, técnicas e estilos que foram agrupados de maneira a compor conexões entre os trabalhos”, acrescenta Vone, que também é curador da mostra. 

 

O SIÁ é um esforço coletivo e uma tentativa de criar um salão de arte totalmente independente, pensado e organizado por e pelos artistas tocantinenses.

 

Sobre o Salão e a mostra

 

A mostra conta com 42 obras expostas no site Casa Visual Galeria. Os trabalhos estarão disponíveis para apreciação até o dia 28 de maio de 2021. 

   

A exposição reflete a importância da união e do compromisso dos artistas com o desenvolvimento e o fomento das artes visuais no Tocantins.  O evento é um convite para conhecer o vasto universo das artes visuais no Estado.

 

O visitante do SIÁ tem, ainda, a opção de apreciar outras configurações da mostra, além do arranjo expográfico apresentado e explorar outros circuitos das obras, através dos nomes dos artistas ou criando seu próprio percurso de visitação. 

 

Sobre o Caito

 

O Coletivo de Artistas Independentes do Tocantins - Caito é um grupo que surgiu em 2020 com objetivo de reunir artistas tocantinenses para discutir políticas públicas para as artes visuais e realizar ações coletivas no Estado. O coletivo é formado por artistas visuais e outros profissionais das artes.

 

O coletivo tem como objetivo dar visibilidade e fomentar o circuito produtivo das artes visuais no Tocantins. O Caito é formado por artistas visuais e outros profissionais das artes.

 

Lives

 

Durante todo o período da exposição serão realizadas lives no instagram do Salão (@salaoindependenteto), onde artistas participantes falarão sobre seus trabalhos, processos criativos e o cenário contemporâneo das artes visuais no Tocantins.

 

Artistas participantes do Siá 2021

 

Adrians; Aislander Kenisson; Aline Milani; Amanda Leite; Angel Lima; Átila Desparta; Biannca Alencar; Brian Castro; Carminha; Cláudio Montanari; Deusa Kannaã; Edivan Ribeiro; Elizete; Flaviana Ox; Fúcsia; Gabriela Fernandes; Gi Rosa; Geuvar; Hellen Sousa; Jaconta2; Júlia Ohara; Lia Testa; Luara Aquino; Luciana Andradito; Ludimilla Matos; Madu; Marcos Dutra; Marina Boaventura; N•A•S; Natalha Azevedo; Pablo Marquinho; Perotto; Rafael Oliveira; Raia; Roleta; Rômulo Macêdo; Ronaldo Cordeiro; Rossana Mendes; Sérgio Lobo; Socorro Monteiro; T.Beraldi e Vone Petson.

Comentários (0)