Associação incentiva uso de ferramentas digitais para varejistas e atacadistas

Ferramentas digitais são cada vez mais úteis para conseguir atrair novos consumidores e acompanhar essa evolução tecnológica que acontece no Brasil

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Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Pixabay

Em agosto deste ano, a Associação Comercial de Palmas (Acipa) realizou um evento online com o objetivo de ajudar o comércio da cidade, e também de todo o estado. Um dos principais tópicos das conversas foi o uso de ferramentas da internet para ajudar nas vendas de diferentes setores. Assim, a ideia é incentivar a criação de lojas virtuais e uso do marketing digital para dos donos de mercados varejista e atacadistas.

 

O sucesso do e-commerce no Brasil, e obviamente também em Tocantins, é mais que comprovado pelos números. A expectativa até o final desde ano, por exemplo, é que este mercado sozinho consiga um faturamento que ultrapasse os R$ 110 bilhões. Empresas como o Mercado Livre, a Amazon e a Magazine Luiza lideram os índices de vendas e são bons exemplos para aprender qual a melhor forma para atuar no setor.

 

Essas três empresas têm como principal trunfo o uso de ferramentas digitais, seja em plataformas de compartilhamento de vídeos ou nas redes sociais. Essa forma de marketing digital é comum na era da internet, sendo muito eficiente para alcançar os usuários. Algumas lojas virtuais, por exemplo, costumam oferecer descontos de 10%, ou mais, para quem assina a newsletter com as novidades e promoções da marca. Já alguns sites preferem oferecer uma espécie de degustação aos novos usuários. Isso é algo comum nos principais sites de cassino online como a VegasSlotsOnline, que oferece spins gratuitos nas máquinas caça-niqueis virtuais com o objetivo de permitir que jogador teste esses jogos antes de começar a apostar de forma efetiva. O mesmo costuma acontecer com plataformas de streaming, que chega a oferecer até 30 dias grátis para o usuário conhecer o catálogo.

 

Tudo isso serve de inspiração para que o comércio em Palmas consiga crescer no mundo virtual. O objetivo do evento realizado pela Acipa foi de projetar ideias para que os varejistas e atacadistas da região comecem a expandir os negócios. Em um mundo cada vez mais conectado, o uso de ferramentas digitais é essencial para conseguir lucros no comércio da cidade, que é conhecida pelos excelentes números comercial.

 

Acompanhando o Brasil

 

Segundo alguns dados coletados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o Brasil está se transformando em um dos países com mais lojas que vendem pela internet. O aumento mensal de 2020 foi de 400%, um recorde que dificilmente será batido no futuro. Assim, as vendas por este meio subiram em 145%, com uma expectativa de crescimento ainda maior até o final do ano.

 

O otimismo com o e-commerce também existe nas projeções para os próximos anos. Até 2024, o Brasil deve passar por um crescimento anual de 17,3% e atingir um faturamento que ultrapasse a barreira dos R$ 200 bilhões. Um número incrível, mas que pode ser ainda maior se acompanhar os números de 2020, que é um ano atípico. Nesse caso, seria possível atingir receitas de até R$ 250 bilhões.

 

Assim, é possível perceber que o mercado virtual possui diversas oportunidades, e que algumas empresas podem aproveitar para crescer. É o caso da I7sites, que atua na área de marketing digital e cria sites para diferentes comerciantes, seja uma loja recém-inaugurada ou alguma gigante do estado. Atualmente, marcas como a BRK Oriental e a Empório Granel usam o serviço da empresa palmense de tecnologia.

 

Além do e-commerce

 

Mesmo que o foco atual seja no mercado de varejo e atacado, o uso de mídias digitais também atinge outros setores importantes de Palmas. Recentemente, nós cobrimos a participação de Tocantins em uma feira de agronegócio virtual voltada para a região amazônica. Organizada pelo Sebrae, a Agrolab Amazônia teve como objetivo principal discutir a melhor forma de uso das novas tecnologias para a economia da região amazônica.

 

A diversidade das ferramentas digitais faz com que o impacto em diferentes setores seja real, principalmente em regiões que enfrentam dificuldades financeiras. Apesar da tecnologia passar uma ideia de custos maiores, o objetivo dessas ferramentas costuma ser o contrário. Realizar projetos virtuais significa reduzir os custos de um planejamento físico, e pode ser ainda mais eficiente pela acessibilidade.

 

O incentivo da Acipa no futuro do comércio de Palmas é importante para proteger a economia local. Seja para um comerciante pequeno ou grande, ferramentas digitais são cada vez mais úteis para conseguir atrair novos consumidores e acompanhar essa evolução tecnológica que acontece no Brasil. Essas inovações chegaram para ajudar, e é importante ter instituições que auxiliam na adaptação do comércio local.

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