Avaliação da Educação Básica será utilizada para estudantes entrarem na universidade

O novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será anual.

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Divulgação

De acordo com uma portaria assinada nesta quarta-feira (6) pelo ministro da Educação, Abaraham Weintraub, o novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) passará a ser aplicado para mais séries da educação básica.  Na publicação divulgada pelo Diário Oficial da União (DOU), consta ainda que a avaliação poderá ser utilizada para que os estudantes tenham acesso ao ensino superior. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela aplicação do exame.

 

Atualmente, o Saeb é utilizado para avaliar os estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Com a atualização do sistema, as provas serão feitas para os 2º, 3º e 4º anos do ensino fundamental, na modalidade impressa, e a partir do 5º ano, na versão eletrônica

 

De acordo com o Inep, a versão digital do exame apresentará estimativas mais precisas das habilidades dos alunos, e também reduzirá o tempo utilizado para coleta de dados e divulgação dos resultados.

 

Com o novo Saeb, os estudantes poderão ter mais chances para acessar o ensino superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) seriado. Com o novo formato, as provas serão aplicadas a alunos do ensino médio e formarão uma nota a partir dos resultados adquiridos em cada série das etapas de ensino, quando somadas, serão utilizadas para ingresso na faculdade. Segundo o Inep, os estudantes que fizerem a prova no 1º ano do ensino médio em 2021, já poderão concorrer a vagas nas universidades para quando concluírem o ensino médio.

 

"Essa medida será adotada a partir do segundo semestre de 2021 para alunos do primeiro ano do ensino médio e a implementação total será gradativa nos próximos anos", anunciou o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

 

Mas o Enem seriado não vai anular o Enem tradicional, que acontece anualmente. O Enem seriado será apenas mais uma forma de ingressar o ensino superior.

 

"Essa é a novidade. Além do Enem tradicional, que vai continuar existindo, nós vamos oferecer também o seriado que é justamente aplicação da prova do Saeb no primeiro ano, segundo ano e no terceiro ano. E, com esse conjunto de provas, o aluno pode acessar diretamente a faculdade sem precisar fazer o Enem tradicional", afirma o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

 

O novo sistema de avaliação será feito em parceria com os estados e municípios, através de acordos que serão fixados. Os professores também farão parte da estruturação do programa, contribuindo para construir um novo formato de avaliação. “Os professores que irão trabalhar junto às nossas equipes técnicas dentro do Inep serão multiplicadores desses conhecimentos nas suas redes. Por isso, é extremamente importante envolvê-los, pois esses professores estão na ponta do processo de avaliação nacional”, explica Lopes.

 

Segundo o Inep, os professores irão colaborar com o trabalho em todos os processos que envolvem a avaliação. Para isso, esses profissionais receberão a capacitação necessária para a elaboração de itens de provas, com vistas às especificidades da logística de aplicação do exame em larga escala, e atuarão também, como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.

 

*Com informações do Inep

Comentários (0)