BRK Ambiental reforça sobre a importância da conservação do solo

No Dia Nacional da Conservação do Solo, a BRK aproveitou para ressaltar a importância do descarte correto de resíduos, evitando contaminações do meio ambiente e do sistema de saneamento da cidade

Crédito: Divulgação/BRK Ambiental

Nesta quinta feira, 15 de abril, é comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo. De acordo com o relatório apresentado no final de 2020 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a degradação do solo afeta pelo menos 3,2 mil milhões de pessoas, ou seja, 40% da população mundial.

 

A BRK Ambiental, responsável pelos serviços de esgoto em Palmas, aproveita a data para reforçar a importância do descarte correto de resíduos, evitando contaminações do meio ambiente e do sistema de saneamento da cidade.

 

Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente para a preservação do solo e o bom funcionamento dos sistemas de saneamento básico.

 

Frequentemente são encontrados nas tubulações da cidade resíduos de construção civil e descartes de banheiro como papel higiênico, fio dental, preservativos, cabelo, cotonetes, tecidos e sacos plásticos. Fluídos como óleo de cozinha, gordura, chorume proveniente do acúmulo de lixo e agrotóxicos se infiltram no solo e podem alcançar os lençóis freáticos. O descarte incorreto de um litro do óleo de cozinha, por exemplo, é capaz de poluir cerca de 1.000 litros de água.

 

"O processo de reciclagem é de extrema importância, o óleo de cozinha por exemplo, é um grave poluente. Ele descartado em ralos e pias pode causar o entupimento das redes de esgoto, gerando um grande risco ao meio ambiente e ao bem estar da população", informa Dalton Bracarense, gerente operacional da concessionária em Palmas.

 

Em 2020, foram retiradas 710 toneladas de lixo das redes que compõem o sistema de esgoto de Palmas. O descarte incorreto dos resíduos aumentou comparado a 2019, em que aproximadamente 526 toneladas de lixo foram retiradas das redes de esgoto e direcionadas para o aterro sanitário municipal.

 

Para dicas e informações sobre os cuidados com as redes de esgoto e o descarte correto de lixo, clique aqui.

 

15 de abril – Dia da Conservação do Solo

 

O Dia Nacional da Conservação do Solo foi instituído pela Lei Federal nº 7.876, de 13/11/1989. A escolha dessa data foi em homenagem ao nascimento de Hugh Hammond Bennett, o pai da conservação do solo nos Estados Unidos. Esse dia propõe uma reflexão sobre a conservação dos solos e a necessidade da utilização adequada desse recurso natural.

Comentários (0)