Candidatos a vereador debatem em Taquaruçu

...

Um debate inédito, entre candidatos a vereador, foi promovido pela paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Praça Joaquim Maracaípe sábado, 20 em Taquaruçu dentro do I Fórum Ética e Política.

Compareceram os candidatos Carlos Braga, Fernando Rezende, Mirce Milhomem, Joaquim Rocha, Jucelino, Wanderley Barbosa e Dr.Enrique Furtado. Mediado pelo padre Geraldo, o debate fugiu ao controle do moderador, especialmente no final, quando as torcidas dos candidatos passaram a interferir nas falas com vaias e aplausos, ao perceber a polarização entre Fernando Rezende e Wanderley Barbosa.

Barbosa partiu para o ataque já na primeira fala da noite, e marcou seu posicionamento pelo ataque ao candidato Fernando Rezende. Sem muitos elementos para atingir o candidato especificamente, partiu para o ataque contra a secretária de educação, Dorinha Seabra Rezende, que estava na platéia. Por três vezes Wanderley fez acusações agressivas à secretária, que pediu direito de resposta a organização e não foi atendida.

Barbosa acusou Dorinha de não ter atendido Buritirana com uma escola de 2º Grau, a qual ele alega ter reivindicado várias vezes. Fernando Rezende, lembrou ao vereador que o município nunca doou área ao estado para esta construção.

Além de apresentar suas propostas, 12 pré-projetos de lei registrados em cartório, Fernando Rezende voltou a denunciar a situação dos postos de saúde na zona rural, a maioria sem banheiro, funcionando com privadas, e instalações em péssimas condições. A saúde foi tema de críticas também do candidato Enrique Furtado.

Nos melhores momentos do debate, Rezende fez a defesa do governo do Estado, acusado pelo vereador Wanderley Barbosa de "não fazer a sua parte", na área da saúde. "Pelo contrário, a maternidade que existe em Palmas é o Hospital Dona Regina, que faz 450 partos por mês, o atendimento de urgência que tem é do Estado, no HGP, falta uma maternidade municipal, e falta um pronto socorro municipal", devolveu Rezende. O candidato lembrou ainda que as maiores obras feitas na gestão de Raul Filho -  a exemplo da iluminação da avenida Theotônio Segurado - foram realizadas com recursos de parcerias do Estado.

Joaquim Rocha criticou a representatividade de Taquaruçú na Câmara Municipal; "Vocês me desculpem dizer, mas Taquaruçu está mal representado".O vereador Jucelino, também num bom momento do debate, admitiu que o transporte coletivo da cidade está ruim. "Mas n´so vamos melhorar", prometeu ele, defendendo a quebra da concessão privada, para que o município explore a linha do eixão.

Longo, um pouco cansativo, e polêmico, o debate dos vereadores em Taquaruçu foi positivo para todos os participantes, mas marcou um momento da campanha em que os votos dos eleitores do distrito se dividem, ameaçando a supremacia de um só representante.

Roberta Tum

roberta@blogdatum.com

Comentários (0)