Circo Os Kaco é a atração desta quarta-feira, 9, na Mostra de Artes Cênicas de Palmas

A transmissão acontece às 19 horas, no canal do Youtube do Coletivo Agulha Cenas.

Crédito: Ricardo Avellar/ Divulgação

Respeitável público, o picadeiro já está montado, a maquiagem já concluída e os palhaços já estão em cena, vai começar mais um espetáculo! Preparem suas pipocas e reservem seus lugares no sofá, pois as risadas de toda a família são o passaporte gratuito para o espetáculo “Circo dos Brinquedos”, que será apresentado pela Cia Circo Os Kaco nesta quarta-feira, 09, no “Itinerários: Mostra de Artes Cênicas de Palmas”. A transmissão acontece às 19 horas, no canal do Youtube do Coletivo Agulha Cenas.

 

O ator e fundador do Circo Os Kaco, Kadu Oliviê, adianta que será um momento de muita emoção, inovação, piruetas e boas risadas, em um espetáculo que une as artes circenses e o teatro, com intuito de conscientizar, de forma lúdica, jovens e crianças para o cuidado com o brincar, com a valorização de brinquedos e brincadeiras populares e tradicionais. “Nós temos o maior prazer de mostrar esse espetáculo, tanto para o público infantil quanto para o público adulto, pois resgata a memória dos brinquedos tradicionais. Espero que todos gostem”, almeja o artista.

 

Circo dos Brinquedos narra a história de Dona Perpétua, cuja herança deixada pela sua avó são brinquedos que se transformam em artistas circenses e através das brincadeiras fazem com que adultos voltem a ser crianças e crianças se motivem a voltar a brincar como antigamente, tendo o Petróquio, um boneco de espuma que é o grande vilão da história, e Kadulino, um verdadeiro palhaço da vida real, um trabalhador que ajuda a Dona Perpétua a sair das emboscadas que Petróquio faz. “Levamos ao palco a simplicidade do popular, a expressão das brincadeiras e brinquedos, procurando mostrar sua importância na formação infantil e o lugar privilegiado que essas atividades ocupam enquanto forma de expressão de necessidades congnitivas, afetivas e sociais próprias do ser humano”, ressalta uma das atrizes e palhaças da Companhia, Marcela Pultrini.

 

Companhia

 

A "Cia Os Kaco" possui uma sede própria, onde está instalada uma lona de Circo e compõe o Centro Cultural Circo Os Kaco. É uma companhia que tem, em seu escopo de trabalho, espetáculos e números explorando também outros espaços de apresentações, como espaços públicos, ruas, praças, feiras, parques e outros. Oferece serviços na área de circo e teatro de rua, cursos e oficinas de técnicas circenses e de construção de equipamentos. Fundada em 2009, na cidade de Goiânia (GO), pelos artistas Kadu Olivie e Jairo Molina, conta atualmente também na equipe fixa Marcela Pultrini (Produtora Cultural) e Bruno Kalss (Cientista Social), que se definem como uma organização circense social, por não visar apenas a produção da arte como um fim, mas como uma ferramenta de conscientização e valoração sociocultural, educativa e ambiental. Desde julho de 2013 residem na região de Taquaruçu, município de Palmas, capital do Tocantins, onde atuam com um Projeto de Circo Social com atividades semanais de educação em artes circenses, trabalhando ensino-aprendizagem como forma de transformação sociocultural, formando cidadãos e artistas pela região. A Cia. Os Kaco oferece espetáculos, performances e oficinas circenses. Idealizou e realiza o Festival de Circo e o Circo Social de Taquaruçu.

 

Mostra

 

A Mostra de Artes Cênicas de Palmas teve início na terça-feira, 08, e segue até sábado, 12, com, atrações para o público infantil e adulto, produzidas por grupos locais de diferentes linguagens artísticas, como dança, circo, poesia, contação de histórias, cultura popular e teatro. As apresentações acontecem sempre às 19 horas, no canal do Youtube do Coletivo Agulha Cenas. Toda a programação é gratuita.

 

Ainda se apresentam ao longo da semana  “As Histórias que vou te Contar da Cia UmpontoDois” (teatro de rua), “Jujubas” da Cia Jujubas (música e teatro) e “Zé: Crônicas e Poesias de José Gomes Sobrinho” (teatro e poesia) de A Barraca Cia de Artes. Já esteve na agenda de apresentações o espetáculo de dança-teatro Além do “Horas Breves” do Coletivo Agulha Cenas (terça, 08).

 

Os espetáculos foram gravados antes da pandemia e serão disponibilizados pelo Youtube somente durante a programação do evento, sendo um espetáculo por dia (confira o quadro).

 

Projeto

 

O projeto "Itinerários: Mostra de Artes Cênicas de Palmas" é uma realização do Coletivo Agulha Cenas com patrocínio da Fundação Cultural de Palmas e Conselho Municipal de Políticas Culturais, por intermédio do Fundo Municipal de Cultura, com o apoio do Estúdio OX, Loja Natupetit, Programa Conversa com Lubia Araújo e Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac).

 

O Itinerários estava previsto para acontecer de 26 a 29 de março, no Teatro Sesc Palmas, porém, foi suspenso dias antes por causa da pandemia e o decreto de cancelamentos de eventos que incidem em aglomerações.

 

Serviço

 

O quê - Itinerários: Mostra de Artes Cênicas de Palmas

Quando – Diariamente, até sábado, 12 de setembro

Onde – Canal Agulha Cenas no Youtube

Horário – Sempre às 19 horas

Apresentações gratuitas

 

Programação

 

09/09 - Circo dos Brinquedos

10/09 - As Histórias que vou te Contar

11/09 - Jujubas

12/09 - Zé: Crônicas e poesias de José Gomes Sobrinho

 

Comentários (0)