Comemora-se nesta 5º o dia do Químico; profissional importante no saneamento básico

BRK Ambiental destaca a importância da atuação das equipes para garantir a qualidade da água e do tratamento de esgoto

Crédito: Divulgação

Nesta quinta-feira, 18 de junho, é comemorado o Dia do Químico e, com a pandemia do novo coronavírus, esses profissionais se tornaram ainda mais importantes no dia a dia do saneamento básico.

 

Na BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento em 47 cidades do Tocantins, eles estão na linha de frente e têm um papel essencial no controle de qualidade da água, uma das principais aliadas no combate ao coronavírus. São esses os profissionais que realizam testes e análises constantes para garantir que a água esteja dentro dos padrões de potabilidade, além de atestar que os efluentes gerados no processo de coleta e tratamento de esgoto respeitem todos os parâmetros requeridos pelos órgãos fiscalizadores.

 

Em Palmas, para garantir a disponibilidade e a qualidade do recurso, os profissionais de química buscam a máxima eficiência na operação e respeitam um ciclo sustentável e inteligente dos recursos naturais, em todas as etapas do processo de tratamento da água e do esgoto. Atualmente, as equipes realizam monitoramento de milhares de quilômetros de redes de água e de coletores e interceptores de esgoto.

 

“Os profissionais de química são essenciais nas operações de saneamento básico e, neste momento, eles se tornaram ainda mais fundamentais, pois o nosso foco é contribuir com a saúde e o bem-estar da população. As equipes realizam um acompanhamento rigoroso da qualidade da água e do esgoto tratado, além de garantir a eficiência dos processos, o que proporciona impactos diretos no desenvolvimento socioeconômico do município e na proteção do meio ambiente”, reforça Marcelo Ferreira, diretor de operações e engenharia da BRK Ambiental.

 

Com a pandemia, as equipes que seguiram na linha de frente adotaram todas as medidas de distanciamento e higiene recomendadas pelas autoridades de saúde, com a higienização constante de veículos e equipamentos utilizados nas operações, inclusive itens de proteção individual. Além disso, foi adotado o trabalho remoto para os profissionais em funções administrativas, e a redução da circulação de leituristas, instituindo a cobrança pela média do consumo nos casos em que os hidrômetros se encontram dentro das residências.

Comentários (0)