Comerciante é detido com propaganda irregular

...

Um tumulto tomou conta da Praça Maracaípe no centro de Taquaruçu por volta das 10 hs da manhã de hoje, quinta-feira, 25, quando um grupo de policiais identificaram a distribuição de material irregular de propaganda eleitoral de posse do comerciante Flávio Barros Maracaípe, numa loja de materiais de construção na esquina da avenida Belo Horizonte.

Os panfletos eram cópias de matéria veiculada no portal Cléber Toledo, noticiando incidente envolvendo o chefe de gabinete da primeira-dama, licenciado, Samuel Bassos. As cópias, utilizadas como panfletos com fins de propaganda eleitoral estavam de posse do comerciante, cabo eleitoral do vereador Wanderley Barbosa. A matéria veiculada é também a primeira versão publicada pelo blog, antes da completa apuração dos fatos, e traz afirmações posteriormente contestadas.

Segundo a equipe que fez a apreensão, e aguardou no local a chegada da Polícia Militar, o comerciante distribuia as cópias. Milhares dos panfletos que estavam numa caixa foram retirados pelo grupo do vereador Wanderley Barbosa que cercaram o local antes da chegada do reforço militar.

O material jornalístico, utilizado como propaganda, não continha o CNPJ do candidato que patrocinou as cópias, através de seu cabo eleitoral, e também não continha a quantidade de cópias feitas, como determina a legislação.

Um grupo de populares, cabos eleitorais, e o próprio vereador Wanderley Barbosa provocou tumulto na porta da loja de materiais de construção, onde foi repreendido por militares. De lá, Barbosa acompanhou o comerciante até a delegacia e permaneceu na porta, argumentando em alta voz, pela legitimidade da distribuição dos panfletos, alegando se tratar de "matéria jornalística". O vereador fez diversas ligações tentando interferir no andamento da ocorrência.

Até o final da manhã, os envolvidos permaneciam no local para concluir o registro dos fatos. Equipes de imprensa das campanhas foram convocadas. Uma equipe do portal Cléber Toledo também se deslocou para Taquaruçu a fim de acompanhar o desenrolar da situação.

Roberta Tum

roberta@blogdatum.com

Comentários (0)