Conheça os artilheiros do Brasileirão nas últimas cinco temporadas

Relembre, aqui, quem foram os artilheiros da elite brasileira nos últimos cinco anos.

Crédito: IG Esporte

Na tabela classificatória do Campeonato Brasileiro, o Flamengo segue disparado. A chegada de Jorge Jesus – técnico português que até passou por um início meio atribulado, mas perseverou – catapultou o time de forma impressionante e fez com que a equipe seguisse na frente do Brasileirão. Na lista de artilheiros, a liderança também é do rubro-negro, com Gabigol, jogador com mais gols na última edição do campeonato, novamente no primeiro posto. Relembre, a seguir, quem foram os artilheiros da elite brasileira nas cinco últimas temporadas.

 

 

2014

 

Nesse ano o campeão foi o Cruzeiro. Treinada por Marcelo Oliveira, a "Raposa", com um bom elenco, sagrou-se campeã do Brasil com vantagem de dez pontos em relação ao São Paulo. A liderança da lista de artilheiros ficaria para um jogador que, curiosamente, veste hoje em dia a camisa do Cruzeiro e cumpre, nesse momento, seu quarto ano em Belo Horizonte. Estamos falando, é claro, de Fred, autor de 18 gols no Brasileirão 2014, registro que deu a ele o lugar no topo da lista, com dois gols a mais do que Henrique (Palmeiras) e três a mais do que Ricardo Goulart e Marcelo Moreno (ambos do Cruzeiro). Fred chegou inclusive a constar na lista de eleitos de Dunga no retorno do técnico à Seleção Brasileira, em 2014, quatro anos após sua demissão.

FluTV - Os 18 gols do artilheiro Fred no Brasileirão 2014

 

2015

 

Na temporada seguinte, o Cruzeiro nem sequer lutou pelo título, que seria conquistado por um time de São Paulo. O Corinthians, vencedor do Mundial de Clubes três anos antes, conforme relembra nossa matéria, se consagrou por larga margem campeão do Brasileirão. A premiação relativa ao artilheiro também foi para o estado de São Paulo. O experiente Ricardo Oliveira, jogador do Santos, foi o autor de mais gols na competição, com um total de 20, seis a mais do que Vágner Love, do Corinthians. O pódio ficou completo com André, jogador que jogou pelo Sport e Atlético Mineiro durante a mesma temporada, apontando um total de 13 gols.

 

2016

 

O Palmeiras ergueu o título de campeão brasileiro neste ano, mas, em relação à artilharia, a questão foi totalmente dividida em uma situação bastante fora do comum, mas não inédita: os três artilheiros terminaram com o mesmo número de gols. William Pottker (Ponte Preta), Fred (Atlético MG) e Diego Souza (Sport terminaram cada um com 14 gols, repartindo os louros em casos semelhantes aos que tinham sido verificados nos anos de 2000 e 2008. No primeiro caso, ou seja, em 2000, Dill (Goiás), Magno Alves (Fluminense) e Romário (Vasco) também terminaram todos com o mesmo número de gols. E, em 2008, tivemos Washington (Fluminense), Keirrison (Coritiba) e Kleber Pereira (Santos) como protagonistas.

 

2017

 

Em 2017, o Corinthians voltou a comemorar o título e, dessa vez, conseguiu colocar um nome no topo da lista de artilheiros. Henrique Dourado, o "ceifador", apontou 18 gols com a camisa do Fluminense, assim como Jô conseguiu fazer a serviço do Corinthians. André, do Sport, repetiu a presença entre os três maiores artilheiros ao terminar sua participação no Brasileirão Série A 2017 com um total de 16 gols apontados.

 

2018

 

Em 2018, pelo 3º ano seguido o campeão ficou no estado de São Paulo, com o Palmeiras conquistando seu 10º título na competição. O prêmio de maior artilheiro também foi para São Paulo e, dessa vez, de forma isolada. Gabriel Barbosa, após uma experiência não muito bem-sucedida no Benfica, retornou ao Brasileirão, jogando pelo Santos, para adotar a alcunha que o popularizou nos gramados nacionais: Gabigol. Sim, trata-se do atacante brasileiro que falhou na Copa do Mundo 2018 – competição na qual a "Canarinha" viria a ser eliminada pela Bélgica –, mas que espera retornar à seleção. No Brasileirão de 2018, o número de gols de Gabriel foi 18. Quem voltou a integrar a lista dos artilheiros da competição foi o experiente Ricardo Oliveira, que fez 13 gols com a camisa do Atlético Mineiro. O terceiro posto foi para Diego Souza, com 12 gols apontados defendendo o São Paulo.

TODOS OS GOLS DE GABIGOL EM 2018!

 

Como fica em 2019?

 

Como se vê, o Campeonato Brasileiro é um dos maiores torneios de futebol do país. Dividido nas séries A, B e C, cada uma contando com 20 times, o torneio movimenta não apenas o universo das equipes e de seus jogadores, que trabalham para ser reconhecidos, mas também o dos espectadores, que constituem grande audiência. O público acompanha as partidas não apenas de dentro dos estádios, mas também de casa, o que faz com que tanto os jogos quanto os dados da competição sejam transmitidos por diferentes meios, indo desde a televisão, em canais como SporTV, até o eletrônico, no qual é possível acompanhar o favoritismo dos times em plataformas de aposta online como a Betway ou verificar o desempenho das equipes lendo matérias e assistindo a vídeos em portais como o da ESPN. O Brasil tem acompanhado os resultados do Brasileirão 2019 de forma ávida por meio desses diferentes canais, mas como, afinal, terminará o campeonato deste ano? Qual time levará a taça para a casa e quem será eleito o artilheiro desta temporada?

 

À medida que as rodadas passam, o favoritismo do Flamengo de Jorge Jesus vai crescendo. Em relação aos artilheiros, o time carioca também pode se regozijar, visto que Gabriel Barbosa é o líder com 19 gols apontados. Isso significa que nesse momento Gabigol já computa mais gols marcados do que em toda a temporada passada. No ataque do Mengão consta outro atleta que é um bom candidato a estar entre os maiores artilheiros. Bruno Henrique, jogador que está atravessando uma boa fase e também tem sido muito importante para o Mengão, contribuindo e muito com  seus 12 gols até a 28ª rodada.

 

Vamos ver se Gabriel Barbosa vai mesmo confirmar o título de artilheiro do Brasileirão ou se um novo nome poderá se destacar como maior marcador da competição.

Comentários (0)