Conheça quais os benefícios do coworking para o seu negócio

Essa modalidade de trabalho ficou muito popular com o aumento do home office.

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Reprodução

O coworking é um modo de trabalho cada vez mais utilizado nas empresas. Com a modernização dos espaços, possibilidade de home office e otimização dos processos, o coworking passou a ser muito benéfico para o aumento da produtividade.

 

Se você ainda não compreende muito bem a ideia do coworking, veja logo abaixo alguns pontos esclarecidos e conheça os benefícios do coworking para o seu negócio.

 

O que é coworking? Veja como tudo funciona na prática

 

Os espaços de coworking são basicamente lugares onde pessoas podem se encontrar para trabalhar, sejam elas da mesma empresa ou não.

 

Essa modalidade ficou muito popular com o aumento do home office. Atualmente, muitas pessoas trabalham de casa, e em certas ocasiões, procurar um ambiente mais calmo, com internet rápida e toda a estrutura de um escritório pode ajudar na produtividade.

 

Outro fator que popularizou bastante o coworking foi o nomadismo digital. Cada vez mais as pessoas estão trabalhando pelo computador enquanto viajam. 

 

Ainda assim, devido à falta de estrutura de hotéis, muitas delas procuram espaços de coworking para exercerem suas atividades laborais.

 

Em resumo, coworking são espaços propícios para receberem profissionais que trabalham remotamente. Com internet de alta velocidade, estrutura para reuniões ou cabines individuais isoladas, esta é uma ótima opção para quem procura aumentar a produtividade.

 

Mas quais os benefícios do coworking para o seu negócio?

 

Adotar esta modalidade de coworking para o seu negócio pode ser extremamente benéfico. Veja abaixo algumas das melhores vantagens de expandir a sua empresa para o coworking.

 

1 – Diminuição dos custos operacionais

 

Uma empresa física geralmente sofre muito com os custos para se manter aberta. Ao adotar o coworking, você estará se livrando de contas como aluguel, energia, manutenção de equipamentos, limpeza, água, segurança e muito mais. Além dos custos, a dor de cabeça de manter um lugar para que seus funcionários trabalhem só no computador e em reuniões é desnecessária.

 

2 – Possibilidade de Networking para os funcionários

 

Trabalhar em um local compartilhado com outros colaboradores de outras empresas pode ser benéfico para a formação de seus funcionários. Fazer networking faz com que eles compartilhem entre si estratégias que podem melhorar a produtividade, o que beneficia muito a sua empresa de médio a longo prazo.

 

3 – Ampliação da visão de mercado

 

Quando você e seus funcionários fazem networking com colaboradores de outras empresas, vocês saem da bolha de achar que o mundo não vai além do escritório. É extremamente importante que todos da empresa experimentem outras perspectivas do mercado. Assim, além de aumentar também a produtividade, você terá funcionários aptos a criarem mais soluções que podem impactar diretamente o seu cliente.

 

4 – Ampliação e propagação da sua marca 

 

Trabalhar em um lugar que não seja restrito aos seus funcionários pode ampliar os horizontes da sua marca e fazer a propagação da mesma para mais locais.Por meio do coworking, é possível fazer com que mais pessoas conheçam o seu projeto e se tornem clientes, ou até mesmo colaboradores excelentes que se identificam com o seu projeto.

 

5 – Diminuição do estresse e pressão do ambiente de trabalho

 

Trabalhar em um local que não seja sua empresa pode tirar uma carga de estresse gigantesca de seu colaborador, deixando-o somente focado em oferecer melhores resultados com o seu trabalho.

 

6 – É mais sustentável

 

Se você quer começar a implantar práticas mais sustentáveis em seu negócio, adotar o regime coworking pode ser uma das melhores coisas que você vai fazer. Quase tudo que é compartilhado atualmente extingue a necessidade de consumo e incentiva a ocupação de espaços vazios e sem utilizada. Um coworking cheio de gente produtiva e focada é altamente sustentável.

 

Como migrar o meu negócio para o coworking?

 

Existem alguns negócios que são quase impossíveis de migrarem para coworking. No entanto, mesmo que não seja possível que todos os seus funcionários trabalhem em coworking, você pode transferir aqueles que não possuem necessidade de trabalhar alocado.

 

Depois disso, basta você diminuir a estrutura antes utilizada por estes funcionários, consequentemente diminuindo os custos da sua empresa.

 

Para isso, selecione aqueles colaboradores que não trabalham com atendimento físico e passam a maioria do tempo no telefone e no computador para um teste no coworking mais próximo. Use este teste para ajustar este estilo de trabalho e terá muito sucesso com a modalidade.

 

Você pode também fazer o registro de domínio da sua empresa, contratar um servidor de hospedagem de sites e criar uma plataforma para que os seus funcionários se relacionem online, seja para tomada de decisões ou andamento de um projeto.

 

Utilizar estas soluções online pode ser muito produtivo. Tudo que você puder fazer online contribui para a instalação do regime coworking e aplicação dos seus benefícios. 

 

Transforme o seu espaço em um coworking

 

Gostou das dicas e de saber os benefícios de coworking? Acha uma boa ideia, mas não consegue implantar em seu negócio? Você pode também transformar uma parte da sua empresa em coworking, oferecendo estrutura para pessoas de fora trabalharem lá. Esta pode ser uma solução para aumentar o caixa da sua empresa, contribuindo para os custos e aproveitando os benefícios.

 

Deixe o seu comentário sobre o que acha do coworking ou sua dúvida. Compartilhe também com sua rede de contatos que pode se beneficiar desta ideia.

Comentários (0)