Construindo novos caminhos profissionais

...

“Ao final da palestra, o orador clicou no notebook e no telão apareceu a foto de um lindo bebê. Todos murmuraram: - Que bebezinho mais lindo! Que fofo! Nossa, que gracinha! Eram frases que compunham a deixa aguardada e prevista pelo palestrante que respondeu categoricamente ao público: - Esse é o cara que vai tomar seu emprego daqui a 20 anos”. Nem precisa relatar o espanto e a surpresa em que todos foram flagrados. O caso é que o palestrante queria abrir o olho das pessoas ali presentes sobre a necessidade de atualizar conhecimento para melhorar o desempenho profissional.

 Melhorar é sempre algo que almejamos, mas poucos de nós damos os passos na direção desse primoroso objetivo. Nos encolhemos na cadeira do escritório, no banco do carro, ou no sofá de casa e dizemos coisas lindas sobre nós mesmos, ou se não, sonhamos acordados com o alguém que queremos ser. Isso mesmo, o alguém que queremos ser. Como as nossas crianças dizem: - Quando eu crescer, eu quero ser....

 Como nós mesmos dissemos por anos e anos na nossa infância e na nossa adolescência. Muitos de nós ainda estamos nesta fase do “eu quero ser”, não se atentando para o tempo que continua a passar, e, diga-se de passagem, apressadamente.

Quando vejo os profissionais da área em que atuo, a de comunicação, que criam projetos, crescem, inovam e fazem seus nomes serem armas eficazes na guerra quase injusta da competição de mercado, fico admirada e amigo ou não, acho que quem cresce profissionalmente, cresceu porque mereceu, porque lutou por um objetivo, e talvez porque soube aproveitar oportunidades.

Hoje vejo a revolucionária internet provocar mudanças nas vidas das pessoas, mas principalmente na vida profissional. Blogs estão a toda por aí levando informação e criando um novo vínculo do público com os veículos de comunicação. Inúmeras páginas estão à disposição do internauta e a diferença é feita pelo nome de quem se compromete a editar e publicar um universo on line (sem querer comprometer o nome daquele portal famoso).

O nome é que diz se o blog é confiável, ou não. O nome é que impõe ao leitor virtual se os textos ali publicados são confiáveis. Neste aqui, por exemplo, que tenho a honra de digitar algumas palavras, sei que o que é escrito o é com responsabilidade.

O recurso internet tirou as barreiras dos jornais impressos que alimentam suas páginas on line em tempo real com os fatos, ao passo que no papel, após o longo e trabalhoso período de reportagem, redação, edição, diagramação e impressão, só irão publicar no dia seguinte. Quando o jornal chega às bancas, os mais “antenados” já leram tudo na Internet. O que tem a ver a modernidade tecnológica com a história que comecei contando aqui? Tudo! E sabem pôr que? Porque são projetos assim que me animam a acreditar que as pessoas podem sempre criar, inovar, fazer a diferença, acreditar em si mesmas e sair da cadeira do escritório, do banco do carro, ou do sofá da própria casa e correr pela estrada magnífica do desenvolvimento profissional, moral e pessoal.

Realizar projetos é mais que concretizar sonhos, é mostrar ao mundo porque nós existimos, por qual razão fomos criados e para que estamos neste mundo: para evoluir, simplesmente evoluir.

Comentários (0)