Cozinha Show "Sabor que toca": Ruth Almeida comanda oficinas gratuitas de gastronomia

O evento é realizado pelo Sebrae e busca valorizar e reforçar a identidade gastronômica do Tocantins. As oficinas gratuitas serão transmitidas pela plataforma Whereby nos dias 17, 18 e 20 deste mês

Crédito: Divulgação/Sebrae Tocantins

A Cozinha Show “Sabor que toca” será realizada nos dias 17, 18 e 20 de novembro pelo Sebrae Tocantins, com oficinas transmitidas gratuitamente pela plataforma Wherebytem. O evento tem como objetivo valorizar e reforçar a identidade gastronômica tocantinense, por meio da preparação de pratos da culinária regional. Para participar, os interessados podem se inscrever pelo Portal de Serviços do Sebrae, clicando em curso e eventos.

 

A Cozinha Show será conduzida pela chef Ruth Almeida e contará com a participação de diversos chefs especialistas na gastronomia das regiões do Jalapão, Serras Gerais, Taquaruçu e Palmas. 

 

Ruth compartilhará várias dicas sobre seleção e preparação de ingredientes, cortes de carnes, tratamento e cortes de peixes, temperos regionais, reaproveitamento de ingredientes, culinária afetiva, identidade regional e gastronomia criativa.

 

Os participantes poderão aprender receitas como o cuscuz de farinha, chambari, feijão de corda, carne de sol arretada, costelinha suína, galinha caipira, pudim de pequi, purê de inhame, sirigado do Cerrado e ceviche de tambaqui. Dentre as sobremesas estão o bolo de mandioca e torta de banana da terra.

 

Para a gerente do Sebrae, Viviane Albuquerque, ações como esta fortalecem a identidade da culinária regional e o turismo gastronômico. “A criação de uma variedade de pratos com incentivo a utilização de ingredientes da região reforça a identidade da gastronomia tocantinense. Com essas oficinas, o Sebrae atua na melhoria da qualidade na elaboração desses pratos, na variedade e inovação do cardápio de hotéis, pousadas e restaurantes”, afirmou.

 

Programação

 

Dia 17/11 – 08h às 12h - Oficina Gastronômica do Jalapão;

Dia 18/11 – 08h às 12h - Oficina Gastronômica das Serras Gerais;

Dia 20/11 – 08h às 12h - Oficina Gastronômica de Palmas e Taquaruçu.

Comentários (0)