Cuidados para viajar no Natal e Ano Novo

A Secretaria Municipal de segurança e Mobilidade Urbana orienta os condutores sobre alguns cuidados para garantir a segurança de todos nas estradas

Crédito: Da Web

Natal e Ano Novo, além de ser uma época de muitas festas e comemorações, também são períodos para pegar a estrada com atenção redobrada, inclusive com o veículo para evitar acidentes e imprevistos na estrada.


A Secretaria Municipal de segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) orienta os condutores sobre alguns cuidados para garantir a segurança de todos nas estradas, que de forma geral podem ser resumidos na adoção de  uma atitude defensiva ao volante.  


Manter a velocidade permitida, ultrapassar quando tiver garantia de segurança, respeitar a sinalização, não se distrair com o celular ao volante, não misturar álcool e direção, usar cinto de segurança (e exija que os passageiros façam o mesmo) e dispositivo de segurança para crianças (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação, de acordo com a idade da criança), são algumas dos cuidados que são divulgados com frequência pelos órgãos de segurança, e devem se adotados sempre.  

 

Confira mais dicas:


 

Faça a revisão do seu carro com antecedência

É importante sempre checar o nível de água e óleo do veículo, o funcionamento dos freios, dos faróis e da suspensão e o estado dos pneus.  Antes de viajar, ainda é importante conferir  os documentos do carro e a habilitação.


 

Use o cinto de segurança

O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo. Em caso de acidentes, o cinto pode ajudar a salvar vidas.


 

Respeite os limites de velocidade

Muitos acidentes acontecem porque motoristas não respeitam os limites de velocidade ou tentam fazer ultrapassagens perigosas. Lembre-se: É melhor ir mais devagar e chegar inteiro do que acelerar seu veículo e correr riscos.


 

Dirija com segurança

Mantenha sempre a distância de segurança para evitar acidentes com freadas bruscas. Para ter tempo de reação, o ideal é manter uma distancia segura para o carro da frente. Use também os avisos de luz e lembre-se que o uso de faróis é obrigatório na estrada. Por último, não jogue lixo pela janela. Além da falta de educação, a atitude ainda pode causar acidentes.


 

Período de chuva

Verificar se os pneus estão em bom estado de conservação; se os limpadores estão funcionando. Na pista molhada, a distancia em relação ao veículo da frente tem que ser maior e atenção redobrada. Respeite a sinalização e lembre-se que você é o responsável por adotar a velocidade segura, considerando as condições climáticas e da via em cada situação.

 

 

Rodovias

Nas rodovias verificar a sinalização principalmente durante uma ultrapassagem se há faixa contínua ou seccionada. Em perímetros urbanos deve reduzir a velocidade e verificar a cor da faixa, se for branca é mão única e se for faixa amarela, é mão dupla. Observar a segurança dos demais veículos e dos pedestres, pois muitas pessoas moram e transitam no perímetro.

 


Motociclistas

Se estiver de moto, trafegue com segurança redobrada, pois os riscos desse meio de transporte são bem maiores.

 


Ônibus e Vans

Use o cinto de segurança também no banco de trás, em ônibus e vans.

 


Animais de estimação

O animal de estimação não pode ser conduzido do lado direito do condutor, o ideal é amarrá-lo junto ao cinto de segurança de forma que ele fique realmente preso (existem coleiras especificas) ou numa caixa própria. É bom antes de viajar acostumar o animal com o veículo e com o ambiente em que ele será transportado.

 

Existem algumas medidas de segurança que devem ser adotadas para o transporte do seu animal de estimação, você pode escolher a opção que melhor se enquadre às necessidades de seu pet: Usando caixa de transporte, com cinto de segurança peitoral, no assento de cadeirinha, ou usando grade de segurança.

 

Comentários (0)