Darci garante: Paulo Sidney é o candidato de Raul ao governo

...

A postulação do vice-governador Paulo Sidney (PPS) ao governo do Estado, colocada claramente em entrevista ontem,terça-feira, 6, ao Blog da Tum, encontrou eco no grupo de sustentação do prefeito Raul Filho(PT). No final da tarde de ontem o ex-deputado federal e agora secretário de governo do prefeito de Palmas declarou em entrevista exclusiva ao Blog: "Ele é o nosso candidato. É o candidato do Raul". Confira os detalhes:

Dr. Darci, o senhor que assume esta função de articulação política, como secretário de governo do prefeito Raul será o responsável pela construção de alianças. Como começa seu trabalho?

Darci Coelho - Bem. Você veja que na eleição da Mesa Diretora nós já tínhamos 8 vereadores. Quando eu vim para a posse do Derval e vi algumas figuras que já estavam acompanhando eu falei: "ganhamos a eleição". Então é isso, agregar as pessoas.

O vice-governador Paulo Sidney disse hoje que postulará candidatura a governo do Estado. Como o senhor vê esta pré-candidatura?

Darci Coelho - Ele é o nosso candidato. É o candidato do Raul. Precisa ver se ele segura o PMDB, que é o partido mais forte do Estado, e um dos maiores partidos do Brasil. A gente sabe se um partido é grande, olhando sua representação no Congresso Nacional. O PMDB é quem tem mais deputados na Câmara e mais senadores. A gente avalia pelo parlamento.

Então é importante ter o apoio do PMDB?

Darci Coelho - Sem dúvida. Você veja que nós tivemos o PMDB metropolitano com o Raul, no plano municipal tivemos também o PDT, o PSB.O PMDB tinha o seu espaço, e ainda tem na gestão do Raul.

Mas a cisão que houve com o PMDB regional e com o governador, ficaram ranços, ressentimentos? é possível reconstruir esta relação?

Darci Coelho -  Eu acho que reconstrói. É possível e é desejável. O governador demonstrou uma posição de estadista. Ele foi à posse. Quer dizer, se ele não quisesse, teria mil argumentos, motivos, tantas outras posses pelo Estado, mas ele foi. O caminho vai ser reconstruído. O que eu puder fazer para isto farei.

E esta aproximação com setores da UT. Vai caber todo mundo numa chapa só? Paulo Sidney, Marcelo, Raul, e Eduardo Siqueira para deputado federal?

Darci Coelho - Eu não sei. Eu sei que eu quero estar nessa chapa (risos). Tem muitos candidatos fortes. Você veja, eu tive a mesma votação do Laurez e do Freire Jr , uma média de 28 mil votos. O Laurez venceu e nós não. Depois veio o Tenente Célio na faixa de 10 mil votos. do lado deles tinha também o Marzola com 27 mil. Enfim, por que o PT não fez o Santana com 35 mil votos? Por que era só ele. Então, falando sério, eu entendo que é preciso ter uma chapa forte.

Então é possível que Eduardo Siqueira esteja na mesma chapa com vocês?

Darci Coelho - Tudo é possível. Até o Siqueira na chapa com a Kátia Abreu. Nós estamos construindo a união após a eleição. Veja o caso dos vereadores. Passou as eleições, então os vereadores estão olhando Palmas, daí esta aproximação e um apoio institucional, um apoio pontual...

O senhor acredita na reforma política?

Darci Coelho - A reforma, caso ocorra, deve mudar pouca coisa. O maior questionamento no congresso é: "se fui eleitopor estas regras, será que com novas regras eu seria eleito?" O voto distrital e distrital misto, por exemplo, na minha região seria seria péssimo. Eu teria sérias dificuldades. Então acredito que a reforma, se houver, será pequena.

Roberta Tum

roberta@blogdatum.com

Comentários (0)