Dia mundial da visão: a importância da prevenção na saúde ocular

Em 2021, a data é lembrada no dia 14 de outubro, com o intuito de conscientizar as pessoas de que até 75% da cegueira resulta de causas previsíveis e/ou tratáveis

Médica oftalmologista, Susan Yano
Descrição: Médica oftalmologista, Susan Yano Crédito: Divulgação

Celebrado anualmente na segunda quinta-feira de outubro, o dia mundial da visão, tem como objetivo chamar a atenção da população sobre o problema da cegueira global, já que a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo.

 

Em 2021, a data é lembrada no dia 14 de outubro, com o intuito de conscientizar as pessoas de que até 75% da cegueira resulta de causas previsíveis e/ou tratáveis.

 

“Os dados mostram que há no Brasil mais de 1,2 milhões de cegos e como a Organização Mundial de Saúde estima que 60% das cegueiras são evitáveis, o que significaria uma possibilidade que quase 700 mil brasileiros que são cegos, poderiam não ser, caso tivessem recebido tratamento precocemente”, alerta a médica oftalmologista, Susan Yano.

 

O exame ocular é o primeiro passo para o diagnóstico e para o tratamento de doenças. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a principal causa de deficiência visual é o erro de refração não corrigido (miopia, hipermetropia e astigmatismo).

 

“A prevenção é o meio mais fácil e econômico de cuidar da saúde, por isso, aproveitamos o Dia Mundial da Visão para reforçar a importância da saúde ocular à população”, explica a médica oftalmologista, Susan Yano. 

 

A visão é um dos sentidos mais importantes, ela é responsável por até 80% dos estímulos que resultam nos movimentos do corpo e pelo processamento de 36.000 informações por hora.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 39 milhões de pessoas no mundo não enxergam e 246 milhões têm deficiência visual moderada ou grave.

Comentários (0)