Doutorado para brasileiros nos Estados Unidos é possível pela Capes

Interessados podem se inscrever até 11 de março

Crédito: Divulgação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), juntamente com o Ministério da Educação (MEC), vai selecionar 20 bolsistas que se enquadrem ao Programa Capes/Fulbright de doutorado. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), na última segunda-feira (3).

 

Os interessados podem se inscrever até as 17h de 11 de março. Para isso, é preciso se candidatar preenchendo um formulário eletrônico na página do programa. O auxílio ao estudante é anual, cerca de até US$ 165 mil (aproximadamente R$ 700 mil), mediante avaliação anual para renovação, podendo ser oferecido por um prazo de até seis anos. O início das aulas está previsto para agosto de 2021.

 

O Programa Capes/Fulbright de doutorado atende as áreas de conhecimento como Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Linguística, Letras e Artes.

 

Para conseguir uma bolsa, é preciso atender aos critérios abaixo: 

 

  • Ter nacionalidade brasileira e não possuir nacionalidade norte-americana;

  • Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção;

  • Ter cursado e possuir diploma de bacharelado ou equivalente, com duração regular mínima de quatro anos;

  • Não ter cursado ou estar cursando doutorado ou ter título de doutor em qualquer área do conhecimento;

  • Não acumular bolsa ou benefício financeiro, de qualquer natureza, concedido por agência pública federal durante o período de vigência da bolsa pleiteada.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Comentários (0)